Fonte forense do Egipto inclina-se para tese de explosão em voo da EgyptAir

por RTP
Um operacional da Marinha britânica observa, a partir de um C-130, as águas do Mediterrâneo ao largo de Alexandria, no Egipto Helen Rimmer - Ministério britânico da Defesa/ EPA

Uma análise preliminar de restos mortais recuperados do Mediterrâneo após a queda do avião da EgyptAir, na semana passada, sugere a ocorrência de uma explosão a bordo, segundo um responsável forense egípcio.

A fonte, citada pela agência Reuters, baseia-se no tamanho dos pedaços de corpos até agora recuperados, que diz serem muito pequenos.
“O tamanho dos restos mortais aponta para uma explosão”, afirmou, a coberto do anonimato, um responsável forense do Egipto.


No entanto, a mesma fonte explica que não foram encontrados, até ao momento, vestígios de explosivos, o que poderia consubstanciar a tese de uma bomba a bordo do A-320.

Quase em simultâneo, outra fonte forense egípcia afirmou que os restos mortais que chegaram às autoridades não permitem confirmar, por agora, o cenário de explosão no voo 804 da EgyptAir, que caiu na última quinta-feira no Mar Mediterrâneo quando fazia a ligação entre Paris e o Cairo.

O aparelho levava 66 pessoas a bordo, uma das quais de nacionalidade portuguesa. Sabe-se que antes de cair o voo MH804 realizou dois movimentos bruscos de 90º para a esquerda e 360º para a direita.


Foto: Etienne Laurent - EPA

Os destroços do aparelho da EgyptAir foram encontrados a 290 quilómetros de Alexandria, informação confirmada pelo exército egípcio.
pub