Ideais do projeto europeu precisam de ser "repensados e reforçados" - PR
Lisboa, 24 jun (Lusa) - O Presidente da República considerou hoje que o projeto europeu se mantém válido sem o Reino Unido, mas defendeu que os ideais que estão no cerne da sua construção precisam de ser "repensados e reforçados".
Numa nota divulgada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa lamenta o resultado do referendo desta quinta-feira no Reino Unido: "O povo britânico decidiu, soberanamente, que o Reino Unido deverá deixar de integrar a União Europeia, o que só pode contristar-nos".
Em seguida, considera: "Devemos respeitar com serenidade a decisão da maioria do povo britânico, na certeza de que o projeto europeu se mantém válido na defesa dos valores que, desde há muitos séculos, marcam a nossa identidade comum".
O chefe de Estado afirma que "Portugal, como vem sucedendo desde há 30 anos, deverá continuar a manter o seu empenhamento nos ideais de paz, liberdade, democracia, bem-estar e desenvolvimento em comum, que está no cerne da construção europeia, como um eixo central da visão e da estratégia nacionais para o futuro dos portugueses e do nosso país".
Depois, acrescenta: "Ideais que manifestamente necessitam de ser repensados e reforçados nas modalidades e práticas da União Europeia".
Nesta nota, o Presidente da República refere que, após o referendo desta quinta-feira no Reino Unido, haverá agora "um período de negociação com os seus parceiros europeus, estabelecido no Tratado da União Europeia, para determinar os exatos termos deste processo".
No referendo de quinta-feira, a maioria dos eleitores votou pela saída Reino Unido da União Europeia, opção que obteve 51,9% dos votos.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado.
As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%.