Jeb Bush desiste da Casa Branca em noite de triunfo para Trump e Clinton

Nas eleições primárias na Carolina do Sul, Donald Trump voltou a sair vitorioso sobre Ted Cruz e Marco Rubio, já depois de ter vencido o caucus de New Hampshire. Hillary Clinton recuperou do desastre das últimas eleições e bateu Bernie Sanders por cinco pontos percentuais. Em mais uma noite eleitoral nos Estados Unidos, destaque para a desistência de Jeb Bush, depois de três fiascos consecutivos.

Inês Geraldo - RTP /
Jeb Bush fez um discurso emocionado Randall Hill - Reuters

Com o Nevada a receber as eleições primárias para a escolha dos candidatos às presidenciais norte-americanas, Donald Trump registou novo triunfo, ao averbar 32,5 por cento dos votos da Carolina do Sul, contra os 22,5 por cento de Marco Rubio e 22,3 de Ted Cruz.

No entanto, o momento mais importante da noite foi o adeus de Jeb Bush à candidatura corrida pela nomeação presidencial republicana. O candidato voltou a falhar , ficando num distante quarto lugar e sem conseguir alcançar a meta dos dez por cento.

Márcia Rodrigues, Ricardo Guerreiro - RTP

Num discurso emocionado, Jeb revelou aos seguidores não seguir na corrida depois de os americanos terem mostrado as preferências políticas: “As pessoas do Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul falaram e eu respeito as suas decisões”.

“Congratulo todos os meus adversários que continuam na luta pela candidatura que tem sido muito disputada, tal como a corrida à presidência deve ser”, declarou.

Há pouco mais de um ano, Jeb Bush apresentava-se como o candidato preferido do clã republicano. Filho e irmão de antigos presidentes, o antigo governador da Florida foi escolhido para fazer frente à democrata Hillary Clinton.

Depois de mais um falhanço nas mesas de voto da Carolina do Sul, Bush colocou fim à sua campanha, que nunca chegou a ser especialmente popular e na qual foram gastos mais de 150 milhões de dólares, um recorde na corrida republicana.
“Movimento incrível”
Depois da derrota inicial no Iowa, Donald Trump garantiu as preferências de votos no New Hampshire e Carolina do Sul, deixando para trás Ted Cruz e Marco Rubio.

No discurso de vitória, o candidato republicano garantiu que vai continuar na senda da vitória, já que os votos pertencentes aos candidatos desistentes irão juntar-se aos que já garantiu.

“Quando ganhamos é algo bonito e vamos começar a ganhar novamente para o nosso país, porque o nosso país já não sabe o que é ganhar”, declarou Trump, rodeado de família e amigos.
Clinton renasce
Dada como a favorita à candidatura democrata, Hillary Clinton conseguiu uma importante vitória na Carolina do Sul, depois de uma humilhante derrota no New Hampshire frente a Bernie Sanders.Os votos da comunidade afro-americana foram determinantes para o triunfo de Hillary Clinton na Carolina do Sul.

Clinton recebeu mais de 52 por cento dos votos democratas, contra 47 por cento de Bernie Sanders, revitalizando a campanha e dando-lhe força para as próximas eleições primárias.

“Muitos duvidaram de nós mas nunca duvidamos de nós próprios. Esta campanha é vossa”, declarou a antiga secretária de Estado aos apoiantes.

Bernie Sanders aceitou a derrota depois do triunfo em New Hampshire e prometeu continuar a lutar. Disse esperar pelos resultados da chamada SuperTuesday, no próximo dia 1 de março, quando votarão 11 Estados.
Tópicos
PUB