Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

NASA em visita de estudo a Plutão

por RTP
Plutão acompanhado da maior das suas luas Nasa

A história da NASA está prestes a escrever mais um capítulo. A sonda New Horizons, que saiu da Terra em 2006, encontra-se em plena circum-navegação de Plutão. Lançada pela NASA, esta sonda tem como objetivo recolher novas informações sobre o planeta-anão.

“Já passaram mais de três mil dias desde que saímos da Terra”, assim começa o vídeo explicativo da viagem. A New Horizons vai ficar a 12.472 quilómetros de Plutão.

A New Horizons completa agora a missão de reconhecimento dos planetas do Sistema Solar. Desta chegada, vão surgir fotografias de alta resolução e novos dados para estudar. As imagens permitirão ver Plutão e as suas pequenas luas como nunca antes foram vistos.

A sonda chegou esta terça-feira a Plutão, cumprindo um objetivo de nove anos. Desde que saiu da Terra foram conseguidas imagens detalhadas de Saturno e Neptuno. Também já existem algumas do planeta-anão e nelas são reveladas a sua cor avermelhada e as duas faces.

A missão completa hoje o reconhecimento inicial dos planetas do Sistema Solar. A viagem que começou com sondas gémeas desta New Horizons a Vénus e Marte, na década de 1960, passou por Mercúrio, Júpiter e Saturno, em 70, e Urano e Neptuno, na década de 80, chega agora à reta final.
Plutão e mais além
Para celebrar a data, o Google alterou o seu motor de busca com uma imagem animada de uma sonda em torno do planeta-anão.Para além da transmissão de imagens nunca antes vistas, a agência espacial norte-americana conseguiu bater outros recordes: é a primeira vez que uma sonda chega a um planeta congelado anão, explorando o Cinturão de Kuiper (zona onde fica Plutão); bateu também um recorde na velocidade, com impressionantes 21 quilómetros por segundo.

Depois de sobrevoar Plutão, a sonda continuará a enviar informação armazenada na memória durante cerca de ano e meio. Segundo a NASA, o aparelho foi concebido para recolher, num único disparo fotográfico, o máximo de dados possível.

Plutão foi despromovido, em 2006, a planeta-anão, sendo considerado o maior e o mais brilhante da Cintura de Kuiper.


Cinco factos sobre a viagem histórica

O portal EBC criou uma lista de cinco factos sobre a passagem da New Horizons em Plutão:

1. A data não foi escolhida ao acaso; comemoram-se hoje os 50 anos da exploração a Marte. A 14 de julho de 1965, a sonda Mariner explorou o planeta.

2. Os novos dados não vão alterar a denominação do planeta. Plutão irá continuar a ser um planeta-anão.

3. Dada a distância e a dificuldade do envio de informações para a Terra, as imagens da transmissão não são ao vivo. A missão está a ser acompanhada através de um simulador no website oficial.

4. A distância entre a sonda e o planeta-anão é menor do que o raio da Terra. O portal dá como exemplo a distância entre São Paulo e o Dubai.

5. A New Horizons é o veículo espacial mais rápido que já existiu. A sua velocidade permitiu que chegasse da Terra à Lua em apenas nove horas.
Tópicos
pub