Nipah, um vírus letal do sudeste asiático

por RTP
Em 1998, um surto epidémico matou centenas de suínos e 105 habitantes de Kampung Sungai Nipah, na Malásia Reuters

Uma epidemia letal tem assolado o sudeste asiático. Numa infeção pelo vírus Nipah, as hipóteses de sobrevivência não vão além dos 50 por cento. Os que resistem debatem-se com síndromes neurológicas e respiratórias graves.

Em 1998 um surto epidémico matou centenas de suínos e 105 habitantes de Kampung Sungai Nipah, na Malásia. Foi a primeira vez que os especialistas identificaram este vírus.

O Nipah é transportado por morcegos, da espécie Pteropodidae, e facilmente transmissível entre indivíduos. Apresenta semelhanças com o Ébola pela forma como emergiu do mundo animal e se difundiu como uma nova ameaça ao Homem, deixando o mundo científico sem resposta.Já se identificaram casos em países como a Índia, Bangladesh, Malásia e Singapura.

No Bangladesh, os habitantes têm sido infetados pelo consumo de vinho de palmeira, produzido por fruta picada pelos hospedeiros do vírus.

Na Índia, o contágio ocorre principalmente entre doentes internados nos centros hospitalares.

O vírus produz uma variedade de sintomas clínicos. Origina desde encefalites graves a síndromes respiratórias, com apenas 50 por cento de hipóteses de sobrevivência.

Quem resiste apresentará, a curto prazo, sequelas neurológicas irreversíveis. Atualmente, ainda não existe uma vacina de prevenção ou cura, apenas um tratamento primário.

Em comunicado à imprensa, o professor John Clemens, diretor executivo do Centro Internacional de Pesquisa sobre Doenças, no Bangladesh, informou que, "embora de transmissão rara, o vírus poderá causar problemas amplos para a humanidade em geral (...) enquanto o Ébola tem como pátria tradicional a África subsariana, o Nipah emerge na Ásia".

Os cientistas apontam as alterações climáticas como uma das potenciais causas do aparecimento deste tipo de vírus. Isto porque a subida das temperaturas pode impulsionar as epidemias.

A história deste surto foi contada no filme Contagion, lançado em 2011, que contou com a participação de vários atores de Hollywood como Kate Winslet e Matt Damon.  

Tópicos
pub