PR condecora com Medalha de Mérito Francisco Lu Olo Guterres, presidente da Fretilin

| Mundo

O Presidente timorense, José Ramos-Horta, condecorou hoje com a Medalha de Mérito o presidente da Frente de Libertação do Timor-Leste Independente (Fretilin), Francisco Lu Olo Guterres, por ter contribuído para a paz e estabilidade do país.

A Medalha de Mérito é concedida a cidadãos nacionais ou estrangeiros que tenham contribuído para a paz e estabilidade no país.

No discurso proferido durante a cerimónia, o chefe de Estado timorense disse que decidiu atribuir a Medalha de Mérito ao presidente da Fretilin por duas razões.

A primeira devido à forma como o presidente da Fretilin, com o seu camarada do partido, o secretário-geral Mari Alkatiri, contribuiu para a "situação de paz e tranquilidade" que se vive no país.

"Não posso senão agradecer, homenagear, quem contribui para o clima que hoje vivemos", afirmou o chefe de Estado timorense.

A segunda razão, disse José Ramos-Horta, foi pelo exemplo de "humildade e dedicação" que demonstrou ao regressar à universidade para acabar a licenciatura em Direito.

O Presidente timorense disse também que Timor-Leste dá um exemplo de democracia quando o chefe de Estado, candidato às presidenciais de 17 de março e horas antes do início da campanha, "decide homenagear um grande rival político".

Francisco Lu Olo Guterres é o candidato apoiado pela Fretilin às eleições presidenciais do país, devendo a campanha eleitoral começar quarta-feira.

"Sem mencionarmos entre parêntesis que a Fretilin tem vindo a fazer ao longo de dois anos a chamada consolidação, que nunca mais acabava", disse, perante as gargalhadas dos presentes.

No final da cerimónia, Francisco Lu Olo Guterres afirmou estar emocionado e que a medalha simboliza a sua carreira.

"Fiquei profundamente emocionado, mas foi com orgulho que recebi esta medalha de Mérito que me foi atribuída pelo Presidente da República para simbolizar toda a minha carreia política, de guerrilheiro e de estudante para marcar como um exemplo para todo o meu povo e compatriotas", afirmou.

Francisco Lu Olo Guterres é um ex-guerrilheiro da luta pela independência do país e como presidente do parlamento nacional leu, a 20 de maio de 2002, a proclamação da independência do país.

Em novembro passado, terminou a licenciatura em Direito na Universidade Nacional de Timor-Leste.

Tópicos:

Libertação Timor Leste, Medalha Mérito,

A informação mais vista

+ Em Foco

Neste Manual do Brexit, explicamos em 12 pontos o que está em causa e os cenários que se colocam.

    Rosa Luxemburgo, "uma das melhores cabeças do socialismo internacional", foi assassinada há 100 anos.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.