Republicanos conquistam Senado e Câmara dos Representantes

| Presidenciais nos EUA
Republicanos conquistam Senado e Câmara dos Representantes

A ver: Republicanos conquistam Senado e Câmara dos Representantes

Foto: Jonathan Ernst - Reuters

O Partido Republicano mantém o controlo do Congresso e da Câmara dos Representantes.

O Partido Republicano elegeu 235 deputados. São necessários 218 para uma maioria, num parlamento com 435 lugares. O partido democrata elegeu 191 deputados.

Foi uma vitória importante, até porque o futuro Presidente norte-americano, chefe do Executivo, irá governar com maioria parlamentar, o que lhe permitirá reverter algumas das medidas impostas com Barack Obama.

O Partido Republicano domina também o Senado, elegendo 51 senadores. Também aqui o Partido Democrata ficou atrás com 47.

A vitória dos candidadtos republicanos em estados chave anulou qualquer hipótese dos Democratas assumirem o controlo do Senado, apesar das sondagens preliminares o anunciarem como boa possibilidade.

A maioria no Senado já era do Partido Republicano e, para a arrebatar, os Democratas necessitavam de pelo menos quatro lugares, se Hillary Cllinton tivesse sido eleita Presidente.

A informação mais vista

+ Em Foco

Meio século depois, o Parlamento soviético dos finais da Guerra Fria repudiou o Pacto. Decorridos mais 30 anos, Putin quer reabilitá-lo.

    A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.