Sondagens na Catalunha continuam a dar vitória a independentistas

| Mundo
Sondagens na Catalunha continuam a dar vitória a independentistas

A ver: Sondagens na Catalunha continuam a dar vitória a independentistas

Em Espanha, as últimas sondagens sobre as eleições na Catalunha as dão a vitória ao partido Juntos pelo Sim, que defende a independência da região.

As sondagens mais recentes apontam para uma vitória da aliança “Juntos pelo Sim”, com 41 por cento dos votos. Segue-se o “Ciudadanos”, com 15 por cento.

A verificar-se este cenário, o novo Governo autónomo quer aprovar a relação de independência face à Espanha e promete fazê-lo em 18 meses, mesmo com a forte oposição de Madrid.
 
Entretanto, os avisos perante a eventual separação chegam do Banco Central Espanhol, que acautela “riscos financeiros”, e até mesmo do presidente da Liga de Futebol, que avisa que o Barcelona poderá deixar o campeonato espanhol.

Já a Comissão Europeia assegura que uma eventual declaração de independência não terá valor legal em Bruxelas.

A informação mais vista

+ Em Foco

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Entrevista Olhar o Mundo a um dos autores e investigadores militares mais reconhecidos do mundo anglo-saxónico.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.