Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Timor defende que combate à pobreza deve ser tratado devidamente na CPLP

por Lusa

O combate à pobreza é um tema que tem que ser tratado devidamente no seio da CPLP porque é um fenómeno universal que afeta muitos dos cidadãos, incluindo em Timor-Leste, defendeu hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense.

"Temos mais de 41% dos nossos irmãos ainda a viver no limiar da pobreza. Este é um tema que necessita de ser tratado devidamente", afirmou Hernâni Coelho no arranque da XIII reunião dos ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que termina sexta-feira com a comemoração do Dia Mundial do Trabalhador.

"Trata-se de apoiar os mais vulneráveis, integrando-os de forma ativa na sociedade. E também de proteger os que trabalham e produzem. Esta é uma responsabilidade que cabe a todos nós", disse.

O chefe da diplomacia recordou que o tema da presidência timorense da CPLP é a globalização, algo que tem sido "base de orientação" para todos os trabalhos setoriais em curso.

A necessidade de dotar a CPLP de uma "estratégia sobre a cooperação económica e empresarial", definida na cimeira de chefes de Estado e de Governo tem que "materializar os sonhos em atividade concretas".

Presentes no encontro de Díli estão, entre outros, a ministra da Mulher, Família e Coesão Social da Guiné-Bissau, Bilony Nhassé, o vice-ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social moçambicano, Oswaldo Armindo Faquir, e o secretário de Estado Regional dos Assuntos Sociais da Região Autónoma de Príncipe, Francisco Pina Gil.

Angola, Brasil, Cabo Verde e Portugal estão representados ao nível de delegações técnicas ou diplomáticas e a Guiné Equatorial está ausente da reunião.

Timor-Leste está representado pelo ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos Económicos e ministro da Agricultura e Pescas, Estanislau da Silva, pela ministra da Solidariedade Social, Isabel Amaral Guterres, e pelo secretário de Estado para a Política de Formação Profissional e Emprego, Ilídio Ximenes da Costa.

Hernâni Coelho destacou a importância do debate sobre os temas do trabalho, emprego e formação profissional, do desafio da "extensão da proteção social a todos" e da sua importância na promoção do desenvolvimento e no apoio ao combate à pobreza.

O ministro disse que a proteção social através do sistema de segurança social "permite criar uma sociedade coesa e justa" ajudando a evitar destabilização e contribuindo "para a produtividade e crescimento económico".

"A relação entre proteção social e desenvolvimento nem sempre está manifestada nas políticas económicas", disse, defendendo uma reflexão sobre esta matéria.

Durante a reunião de hoje Moçambique passa formalmente a Timor-Leste a Presidência da reunião dos ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP, estando ainda previsto um debate sobre "A extensão da Proteção Social a todos e relação com o mercado de Trabalho, em prol do Desenvolvimento Sustentável e do combate à Pobreza".

O encontro deverá aprovar uma Declaração de Tibar, localidade onde decorrem, na sexta-feira as comemorações do Dia do Trabalhador, nomeadamente no Centro Nacional de Emprego e Formação Profissional (CNEFP), projeto iniciado pela cooperação portuguesa.

O primeiro-ministro timorense, Rui Maria Araújo, encerra as comemorações e o encontro ministerial na sexta-feira.

Tópicos
pub