Turquia avisa cidadãos contra possíveis ataques racistas nos Estados Unidos

por Lusa

Ancara, 13 nov (Lusa) - O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia emitiu hoje um alerta sobre visitas dos turcos aos Estados Unidos, alertando-os contra possíveis perigos de ataques racistas e manifestações no seguimento da vitória de Donald Trump.

"Mantenham-se calmos e recorram à polícia local face a possíveis ataques racistas ou xenófobos", lê-se no aviso da Turquia, que tem sido alvo destes alertas por parte das autoridades norte-americanas nos últimos dois anos por terem existido vários ataques a turistas dos Estados Unidos durante atentados terroristas.

A resposta da Turquia mostra o desconforto do Governo com os vários alertas emitidos em diferentes países sobre a segurança no país, o que já levou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu a dizer, no princípio deste mês, que Istambul ou Ancara são tão seguras como qualquer estado nos Estados Unidos.

O alerta aos cidadãos turcos, colocado este fim de semana no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia, avisa os turcos para tomarem precauções e evitarem as áreas dos protestos que decorrem "em diferentes cidades por todo o país", incluindo Nova Iorque, Chicago, Filadélfia, Miami, Portlando, Los Angeles, Seattle e Oakland.

O receio de ataques terroristas contribuiu para uma diminuição do número de turistas americanos a visitar em Turquia. Em setembro, o último mês com dados disponíveis, as visitas caíram 60%.

Tópicos
pub