Turquia felicita acordo entre norte-americanos e russos sobre uma trégua

por Lusa

Istambul, 10 set (Lusa) -- A Turquia, envolvida militarmente no norte da Síria, congratulou-se hoje com o acordo concluído entre Estados Unidos e Rússia sobre uma trégua que deve entrar em vigor na segunda-feira, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco.

A Turquia acolhe "com satisfação" o acordo sobre "uma trégua na Síria", que permitirá "encaminhar mais facilmente uma ajuda humanitária", afirmou em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Washington e Moscovo, que apoiam campos adversos e em confronto na Síria, anunciaram uma trégua que deverá ser iniciada na segunda-feira, o primeiro dia do Aid el-Adha, a grande festa muçulmana que ocorre após a peregrinação a Meca.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, "seguiu de perto" as negociações para a aplicação do cessar-fogo, precisou o ministério.

Erdogan revelou na quarta-feira que conversou com o Presidente norte-americano, Barack Obama, sobre a questão síria, à margem da cimeira do G20 na China.

A Turquia pretende prosseguir os esforços para que "em Alepo, como em todas as regiões da Síria, as pessoas tenham menos problemas, vivam uma paz duradoura, sem confrontos", e espera que seja encontrada "uma solução política para o conflito", segundo o comunicado.

O texto do ministério precisa que Ancara iniciou os "preparativos para que seja encaminhada para Alepo ajuda humanitária", numa referência à grande cidade do norte da Síria onde a situação humanitária é muito preocupante.

O conflito na Síria, iniciado na primavera de 2011, já provocou mais de 290.000 mortos e milhões de refugiados e deslocados, segundo diversos organismos internacionais.

Moscovo, aliado do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, e Washington, que apoia uma fação da rebelião, procuram relançar um plano de paz adotado no final de 2015 pela comunidade internacional e que inclui um cessar-fogo duradouro, ajuda humanitária consistente e um processo de transição política entre o regime e a oposição moderada.

O acordo entre as duas potências surge após as forças armadas turcas terem desencadeado em 24 de agosto a ofensiva militar "Escudo do Eufrates", dirigida em simultâneo contra os `jihadistas` do grupo Estado Islâmico e as milícias curdas locais.

Tópicos
pub