UE: um projecto suspenso

por Filipe Vasconcelos Romão, comentador de Política Internacional da RTP e da Antena 1
François Lenoir - Reuters

As primeiras três semanas da caótica presidência de Donald Trump exerceram um forte efeito de alienamento em relação aos muitos e complexos temas que ocuparam a agenda internacional durante 2016. Quem nos leia ou oiça desde fora da Europa dirá que superámos todos os problemas enfrentados nos últimos oito anos e que temos na nova etapa norte-americana uma oportunidade para reafirmar a União Europeia (UE) no quadro internacional. Alguns analistas têm afinado por este diapasão, procurado descortinar no actual caos e nas tentações proteccionistas e isolacionistas de Donald Trump vazios passíveis de ser ocupados pela UE.

A expectativa poderia fazer sentido, caso a Europa atravessasse um momento de estabilidade como não vive desde a última década do século XX. Nos anos 90, a UE protagonizava um debate político e intelectual muito marcado pela clivagem entre federalistas e soberanistas, entre os que defendiam a moeda única e a abertura de fronteiras e os que procuravam preservar os poderes do Estado nestas e noutras matérias. Este debate projectava-se nas prateleiras e expositores das livrarias, com vasta produção de políticos, diplomatas e académicos sobre o tema.

A crise das dívidas soberanas, as consequências sociais das alterações do modelo produtivo (globalização e deslocalização da indústria) e do envelhecimento da população deterioraram a boa imagem de um projecto assente no Estado social e no incremento do nível de vida da população. No limite, existe um sentimento patriótico (ou até nacionalista) subtil entre os cidadãos que faz com que tudo se possa perdoar a um Estado, ao seu Estado, por muito que este os destrate e os obrigue a sacrifícios. A UE não goza desse privilégio e dessa margem de tolerância. À UE tendemos a nada perdoar.

Por tudo isto, o debate europeu incide hoje sobre o que ocorre dentro dos Estados que pertencem à União e não sobre a União em si mesma. Nunca como hoje, eleições legislativas e presidenciais em França, na Holanda ou na Alemanha tiveram tanta importância e constituíram autênticas provas de fogo para um projecto que sempre foi muito mais do que a soma das suas partes. Este “regresso” do Estado serve de combustível não só a novos partidos extremistas e populistas, mas também a derivas radicais de partidos ditos moderados.

Há vários exemplos claros, à direita e à esquerda, desta transformação. No Reino Unido, o Partido Trabalhista, com uma liderança radical, não consegue estancar a sangria de votos nas sondagens nem a perda de deputados em eleições intercalares; já o Partido Conservador deixou-se contaminar pelo discurso do UKIP e impulsionou uma saída da UE que nem o próprio líder, David Cameron, previu. Em França, a ala esquerda do Partido Socialista conquistou a candidatura presidencial, mas só conseguirá passar à segunda-volta caso se funda com a Frente de Esquerda, que inclui comunistas e radicais antiglobalização; o gaullista Fillon, caso mantenha a sua candidatura, opta abertamente por um discurso anti-imigração parcialmente decalcado do da Frente Nacional.

Em resumo, o debate político sobre a União Europeia é, hoje, o debate sobre o que ocorre dentro dos países da União Europeia. O projecto europeu não está dependente, como se chegou a pensar que poderia vir a estar, da vontade de uma cidadania europeia que teima em não emergir, mas da soma de vontade de múltiplas cidadanias nacionais com interesses muito diversos e, por vezes, incompatíveis entre si.
Tópicos
pub