Alberto da Ponte, ex-presidente da RTP, morreu aos 64 anos

por RTP

Morreu Alberto da Ponte, ex-presidente do Conselho de Administração da RTP. O gestor liderou os destinos do grupo público de comunicação entre 2012 e 2015. Faleceu este sábado, vítima de cancro. Alberto da Ponte tinha 64 anos.

Antes de chegar à televisão pública, Alberto da Ponte foi presidente executivo da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. Liderou a empresa dona da cerveja Sagres e da Água do Luso entre 2004 e 2012.

Alberto da Ponte licenciou-se em Ciências Económicas e Financeiras pelo ISEG, tendo ainda tirado um curso superior na mesma área na Harvard Business School de Boston. Na sua longa carreira como gestor, o empresário passou ainda por empresas como a Jerónimo Martins e a Unilever.

Em 2012, Alberto da Ponte foi nomeado para presidir ao Conselho de Administração da RTP pelo ministro da tutela de então, Miguel Relvas. Liderou o grupo público de comunicação durante parte dos anos da troika, quando não era ainda certo o destino traçado pelo Executivo para o grupo público e a privatização era uma hipótese em cima da mesa.

O empresário saiu da presidência da RTP em 2015, depois de o órgão de supervisão do grupo ter considerado que a sua equipa tinha deixado de ter “as condições mínimas” para desempenhar as suas funções.

Saiu depois da entrega do relatório das contas de 2014, numa decisão anunciada pelo ministro Miguel Poiares Maduro que elogiava a “boa gestão” da equipa de Alberto da Ponte.

Alberto da Ponte presidia atualmente a mesa da assembleia-geral da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, onde desempenhava funções de consultoria.

Aos 64 anos, o empresário não resistiu a um cancro. O corpo de Alberto da Ponte está na igreja de São João de Deus em Lisboa. O funeral realiza-se esta segunda-feira, ao início da tarde, no cemitério do Alto de São João.


pub