Amares ergue busto de homenagem ao "chef Silva"

por Lusa

O município de Amares vai inaugurar, no sábado, um busto de homenagem ao "chef Silva", cozinheiro natural daquele concelho que morreu em outubro de 2015, informou hoje o presidente da câmara.

Manuel Moreira disse à Lusa que o busto, em bronze e assinado pelo escultor Ariosto Madureira, será implantado frente às Termas de Caldelas, freguesia natal do homenageado.

O investimento ascendeu a 15 mil euros e foi suportado pelo município.

"É uma homenagem singela, mas sentida e, sobretudo, merecida", referiu o autarca, sublinhando que o "chef Silva" se assumiu como um "embaixador" do concelho.

O cozinheiro português António da Silva, conhecido por "Chef Silva", nasceu a 29 de março de 1934, em Caldelas, Amares, e morreu a 14 outubro de 2015.

Foi um dos mais conceituados "chefs" de cozinha tradicional portuguesa e ficou famoso pela revista TeleCulinária e pelos programas televisivos em que participou.

Aos 18 anos, mudou-se para Lisboa, trabalhou no atual Turim Suisso Atlântico Hotel e, depois, no Hotel Império.

Com 24 anos, viajou até Lourenço Marques, onde se tornou "chef" de cozinha do Hotel Girassol, do Hotel Xai-Xai e do restaurante do aeroporto local.

Durante 30 anos foi diretor técnico da revista TeleCulinária e foi autor de diversos livros, como por exemplo "Petiscos e Patuscadas" (2002), "Sabores Além-Mar" (2002), "Bacalhau à Portuguesa" (2003) ou "Bolos e Doces à Chefe Silva" (2004).

Tópicos
pub