Aprender corte e costura na associação "Ideias com Panos"

por Filipa Marques Henriques, Luís Côrte-Real, Nuno Castro

A Associação "Ideias com Panos" foi criada na Mouraria, em Lisboa, para ensinar a pessoas da freguesia as artes da costura. É especialmente dirigida a quem vive em contextos de vulnerabilidade social, como o desemprego. Existe há um ano e tem atualmente uma dezena de alunos.

A mentora deste projeto é conhecida na Mouraria como Amália "Mãos-de-Fada". Trabalhou toda a vida por entre agulhas e linhas e, agora, ensina aos outros o que melhor sabe fazer.

No número 30 da Rua da Amendoeira, na Mouraria, tem uma dezena de aprendizes, algumas desempregadas, outras reformadas, mas todas elas com vontade em aprender.

As peças que aqui são criadas, são depois vendidas em feiras semanais, organizadas pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. Os lucros revertem para a associação, porque o verdadeiro compromisso da "Ideias com Panos" é ensinar, num espaço que é, também ele, de partilha.

As alunas pagam 15 euros anuais pela utilização do espaço, que está aberto de segunda a sexta-feira. As aulas acontecem duas vezes por semana.
pub