AR no último lugar da opinião dos portugueses

por Agência LUSA

A Assembleia da República ocupa o último lugar na opinião dos portugueses sobre os políticos e os seus órgãos, segundo um estudo da Eurosondagem para a SIC, Expresso e Rádio Renascença.

O político mais bem cotado pelos portugueses é o Presidente da República, Cavaco Silva, com 69,2 por cento a referirem-se a ele positivamente.

Segue-se-lhe o primeiro-ministro José Sócrates (58,7 por cento), o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louça (42,4 por cento), Marques Mendes do PSD (41,5 por cento), Jerónimo de Sousa da CDU (40,1 por cento), o Governo (36,1 por cento), o líder do CDS/PP Ribeiro e Castro (35 por cento) e, por último, a Assembleia da República com apenas 32,6 por cento.

Em termos de partidos, o PSD e o CDS/PP são os únicos que continuam a descer. O primeiro diminuiu quase dois pontos e o segundo quase um ponto percentual, em relação ao último estudo.

à frente de todos e a continuar a subir está o PS, com 43,8 por cento. Segue-se-lhe o PPD/PSD com 32,5 por cento, a CDU com 8,7 por cento, o Bloco de Esquerda com 7,5 por cento e o CDS/PP com 3,9 por cento.

Isto significa que o PS subiu oito décimas, no último mês, a CDU sete décimas e o Bloco de Esquerda seis.

O estudo da Eurosondagem foi realizado de 28 de Junho a 4 de Julho, através de entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores seleccionados e supervisionados, entre as 19 e as 23 horas.

Foram efectuadas 1.333 tentativas de entrevistas, e, destas, 311 recusaram colaborar no estudo. Foram validadas 1.022 entrevistas.

A escolha dos lares foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo.

O erro máximo da amostra é de 3,07 por cento para um grau de probabilidade de 95 por cento.

pub