BE inaugura no sábado em Paris o primeiro núcleo na Europa

por Lusa

Redação, 15 abr (Lusa) -- O BE inaugura no sábado, em Paris, o primeiro núcleo na Europa, para o qual escolheu uma das cidades europeias com mais emigração portuguesa, com a discussão sobre a lei eleitoral e os lesados no BES na agenda.

A comitiva bloquista que vai inaugurar o primeiro núcleo fora de Portugal é composta por um dos fundadores do BE Luís Fazenda e pelo líder da bancada parlamentar, Pedro Filipe Soares, que à agência Lusa disse que esta iniciativa "comprova que o Bloco está em crescimento", tendo o objetivo de "chegar junto dos anseios dos emigrantes".

"Quisemos fazer o ato de criação do núcleo da Europa em Paris porque é uma das cidades europeias com mais emigração portuguesa", explicou o deputado.

Mas os bloquistas têm, para esta visita, objetivos políticos concretos, sendo o primeiro deles, segundo Pedro Filipe Soares, a necessidade de "repensar a lei eleitoral".

"É preciso que se garanta que os emigrantes não perdem a cidadania com a saída do país. Pretendemos resolver as diversas restrições que foram públicas nas últimas eleições em Portugal", defendeu.

O BE quer ainda alertar para "o reflexo que teve o colapso do BES na comunidade emigrante portuguesa" e, para isso, vão estar também em contacto com os lesados do BES que "ficaram sem as poupanças de uma vida".

No final do dia, Luís Fazenda e Pedro Filipe Soares vão juntar-se na Praça da República ao movimento `Nuit Debout`, numa manifestação de solidariedade com o movimento social que decorre em França contra o projeto de lei do trabalho, que visa, de acordo com o BE, "substituir o direito do trabalho, pelo trabalho sem direitos".

 

 

Tópicos
pub