Braga hesita em assumir culpa perante professores

por Sandra Henriques

Foto: Lusa

A Câmara Municipal de Braga está a tentar encontrar uma solução para suavizar o problema de docentes que lecionaram atividades extracurriculares no 1.º Ciclo entre janeiro de 2011 e junho de 2013.

Em declarações ao jornalista da Antena 1 Nuno Rodrigues, Ricardo Rio afirma que está a tentar interceder junto do Instituto da Segurança Social para que haja uma redução dos valores em dívida por parte dos professores ou uma aceitação dos pagamentos em prestações.

Apesar de ter participado no erro que levou a esta situação, a autarquia duvida que possa assumir as responsabilidades, tendo em conta que foram os docentes que beneficiaram das verbas.

O presidente do município explica que há pelo menos 50 professores em Braga que foram contactados para reembolsar o valor do subsídio de desemprego que receberam no período em questão. Ricardo Rio admite que há outras autarquias onde a situação se repete.

Os professores estão a ser notificados da necessidade de reembolsarem o dinheiro devido ao facto de as autarquias não terem declarado os descontos seguindo as regras de um decreto regulamentar de 3 de janeiro de 2011.

De acordo com o Jornal de Notícias, esta situação poderá repetir-se em Guimarães, Porto e Matosinhos.

pub