Câmara da Figueira quer esclarecimento sobre campo de golfe

por Agência LUSA

A autarquia da Figueira da Foz quer ser esclarecida pelo Governo acerca da viabilidade do campo de golfe da Lagoa da Vela, sob pena dos promotores desistirem do projecto, disse hoje o presidente da Câmara.

O empreendimento turístico, que inclui um campo de golfe, é promovido pelo consórcio Imofoz (Grupo Amorim)/Planal (Quinta do Lago) e está projectado para a zona da Lagoa da Vela, no norte do concelho da Figueira da Foz.

Como aquela área integra a Rede Natura 2000, o projecto foi chumbado pelo governo socialista de António Guterres.

Na altura, o actual primeiro-ministro, Santana Lopes, era presidente da Câmara da Figueira da Foz e o agora candidato a líder do PS José Sócrates titulava a pasta do Ambiente.

Hoje, em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara, Duarte Silva, afirmou esperar da tutela uma definição sobre o futuro do golfe da Lagoa da Vela "até ao final do ano".

"Pretendemos saber se vai para a frente ou se desaparece", acrescentou, assumindo que a Câmara e os promotores têm exercido "pressão" junto do Governo para ser tomada uma decisão.

"Há quatro anos que [os promotores] esperam, se não houver resposta desistem. Mas tenho expectativa que vai para a frente", disse ainda o autarca.

Entretanto, segundo Duarte Silva, foram efectuados "ajustes" ao projecto inicial, por este estar situado em "sítio classificado como Rede Natura".

Entre as alterações incluem-se alguns índices de "ocupação das construções" e outras medidas "para salvaguardar habitats naturais que são prioritários", concluiu.


pub