Carmona Rodrigues inaugura Avenida da Cidade de Lisboa em Cabo Verde

por Agência LUSA

O presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, visita quinta-feira a capital de Cabo Verde para a inauguração de duas obras financiadas pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

Na qualidade de presidente da Comissão Executiva da UCCLA, Carmona Rodrigues vai "assinalar" na quinta-feira a conclusão da reabilitação da Avenida da Cidade de Lisboa, a principal artéria da Cidade da Praia, de acordo com um comunicado da UCCLA.

Na sexta-feira, o autarca lisboeta assistirá à cerimónia de abertura da Casa Padja, edifício construído nos anos 80 e destruído por um incêndio no início da década de 90, que deverá ser utilizado como um centro cultural das ilhas.

A reabilitação da Avenida da Cidade de Lisboa, integralmente custeada pela UCCLA, custou 1,9 milhões de euros e a Casa Padja cerca de 220 mil euros.

A importância histórica da Casa Padja resulta de ali terem decorrido alguns dos mais importantes encontros culturais e políticos do pós-independência, tendo ainda sido o local de uma importante reunião da então Organização da Unidade Africana (OUA), hoje União Africana (UA).

A Casa Padja é uma construção de base em pedra e a cobertura é de madeira e colmo, devendo o nome à expressão crioula de palha (Padja).

Segundo a informação disponibilizada pela UCCLA, na Casa Padja teve lugar "a primeira intervenção da UCCLA numa obra que é património histórico de Cabo verde e que foi construída após a independência do arquipélago".

Quanto à Avenida da Cidade de Lisboa, a mais significativa e emblemática das intervenções da UCCLA, resulta de um pedido formulado pelo presidente da Câmara da Praia, Felisberto Vieira, ao então homólogo de Lisboa, Santana Lopes, presidente da Comissão Executiva da UCCLA.

Esta avenida atravessa o coração da capital cabo-verdiana numa extensão de mais de dois quilómetros e passou a ter um separador central entre as quatro faixas de rodagem, duas em cada sentido, tendo sido recuperados os passeios, a sinalização, a iluminação pública e o mobiliário urbano.

pub