Cavaco Silva reconhece que autarcas fizeram "trabalho notável" nas Aldeias Históricas

por Lusa

Almeida, Guarda, 11 dez (Lusa) - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, reconheceu hoje que os autarcas das 12 aldeias históricas fizeram um "trabalho notável" na sua recuperação e que a aposta contribuiu para "reforçar a coesão social" e atrair turistas.

Aníbal Cavaco Silva falava aos jornalistas na vila de Almeida, no distrito da Guarda, onde hoje iniciou uma visita a três aldeias históricas do distrito da Guarda, no âmbito por ocasião das comemorações dos 20 anos do lançamento do Programa das Aldeias Históricas de Portugal, que impulsionou quando era primeiro-ministro.

Linhares da Beira, Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso fazem parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal que abrange municípios do interior do país.

"Foi aqui na Beira Alta e em particular aqui em Almeida que começou o projeto das aldeias históricas que hoje vamos assinalar os 20 anos desse projeto", disse o chefe de Estado aos jornalistas durante a visita ao Museu Histórico Militar de Almeida.

O Presidente da República acrescentou que "os presidentes de câmara fizeram um trabalho notável na recuperação, primeiro eram 10, agora são 12, e constituíram uma Associação que é presidida neste momento pelo presidente da Câmara de Belmonte, e isso tem contribuído para reduzir o despovoamento, para reforçar a coesão social, para atrair turistas, e à volta destas 12 aldeias históricas e do projeto que elas representam, foram criadas muitas empresas".

"Nós não sabemos exatamente o número delas mas foram criadas muitas empresas que contribuíram para criar empregos, fixar jovens, e dessa forma chamar a atenção dos portugueses e não só dos portugueses, muitos estrangeiros, para a riqueza deste interior", afirmou.

Antes de visitar o Museu Histórico Militar de Almeida, Cavaco Silva descerrou uma placa alusiva à deslocação e visitou o Picadeiro d´el Rey da antiga praça-forte localizada próximo da fronteira com Espanha.

Depois de Almeida, Cavaco Silva desloca-se às Aldeias Históricas de Linhares da Beira, no concelho de Celorico da Beira (16:00), e de Marialva, no município de Mêda (17:45).

 

 

Tópicos
pub