Cegueira e amputações são drama crescente entre diabéticos

por Arlinda Brandão - Antena 1
A cegueira é uma das principais consequências da diabetes Mark Makela - Reuters

As doenças associadas à diabetes são uma preocupação crescente em Portugal, como constatou num trabalho de investigação a jornalista da Antena 1 Arlinda Brandão.

A maioria dos casos de cegueira em Portugal por causa da diabetes pode ser evitada, como revelou o presidente da Associação Protetora dos Diabéticos, Luís Gardete Correia.

Apesar de não haver números oficiais de pessoas cegas por causa da diabetes, a Direção-Geral da Saúde não hesita em apontar a doença como a principal causa de cegueira no país.

O diretor do Programa Nacional para a Diabetes, José Manuel Boavida, lamenta que muitos destes casos não tenham sido evitados por não ter ainda avançado no país um rastreio anual à população diabética e acusa as administrações regionais de saúde pelos sucessivos atrasos.

Um despacho do Ministério da Saúde dá às administrações regionais até ao final do ano para avançarem com o rastreio à retinopatia diabética.

Também o pé diabético é motivo de preocupação. Há pelo menos quatro amputações por dia em Portugal por causa da diabetes. Metade dos casos podia ser evitado se já tivesse avançado a via verde do pé diabético, prevista há mais de quatro anos.

José Manuel Boavida defende na Antena 1 que as cerca de 1.500 amputações por ano provocadas pelo pé diabético podiam baixar para metade se fossem criadas equipas especializadas em todos os hospitais.

Pretende-se evitar que nos hospitais qualquer serviço de urgência possa submeter de imediato uma pessoa a uma amputação sem que seja chamada a equipa especializada.
pub