Chefes Michelin participam na Festa da Cereja no Fundão

por Lusa

Conceituados chefes, três dos quais com uma estrela Michelin, participam este ano na Festa da Cereja que se realiza entre sexta-feira e domingo em Alcongosta, a aldeia do concelho do Fundão conhecida como a "capital da cereja".

"O desafio dos chefes será o de criar pratos com produtos da região, nomeadamente com a rainha da festa, ou seja, com a nossa cereja", disse à agência Lusa António Miguel Batista, presidente da Junta de Freguesia de Alcongosta.

Entre as presenças confirmadas estão as dos chefes Benoit Sinthon, Miguel Laffan, Henrique Sá Pessoa e Vincent Farges, aos quais se juntarão vários milhares de visitantes que todos os anos marcam presença neste certame.

A organização, que está a cargo do Município do Fundão e da Junta de Freguesia de Alcongosta, prevê que, nestes três dias, passem por esta festa entre 30 a 50 mil pessoas, cerca de 10 mil das quais integradas nas 200 excursões que já estão confirmadas.

"Além desses, temos os outros visitantes que vêm por meios próprios e que chegam dos quatro cantos do país e até do estrangeiro", aponta António Miguel Batista.

Lembrando que "a festa não é apenas da aldeia, mas de todo o concelho", o presidente da junta também destaca o forte impacto económico que este certame tem na economia local: "Os hotéis ficam lotados, os restaurantes enchem e as vendas crescem significativamente", resume.

Segundo apontou, ao longo dos três dias em todo o concelho deverão ser comercializadas cerca de 100 toneladas de cereja, 80 das quais no próprio certame.

"Só para a festa vendemos 40 mil caixas de dois quilos", acrescenta António Miguel Batista.

À cereja, que "este ano antecipou e será de grande qualidade", juntam-se ainda as centenas e centenas de litros de licor, o artesanato com inspiração na cereja, bem como as mil e uma iguarias à base de cereja.

Os licores, as espetadas de cereja e chocolate, o pão e as tripas de cereja têm já lugar cativo numa lista infindável de produtos a que se junta o cada vez mais famoso Pastel de Cereja do Fundão.

Em nome da qualidade, nesta edição em Alcongosta apenas será permitida a venda do "Pastel de Cereja receita original", sendo que para o efeito foi criada uma central de venda que tem capacidade de produzir 500 pastéis a cada 15 minutos. No total, espera-se que a venda ultrapasse as 30 mil unidades.

Com a particularidade de ser dinamizado pelos habitantes da localidade, que transformam os pisos térreos das casas em tascas e espaços de exposição, o certame contará com 100 expositores e será ainda palco do lançamento de novos produtos, nomeadamente do iogurte grego artesanal com cereja do Fundão.

Estão ainda previstas atividades como os "live cookings", "workshops", atividades desportivas e a colheita de cerejas nos pomares.

A animação e música também estão garantidas com vários grupos de música tradicional e popular, que vão atuando pelas diferentes ruas da aldeia.

 

 

Tópicos
pub