D. Januário Torgal Ferreira sai em defesa do uso generalizado de contracetivos

por Marcos Celso - RTP
Antena 1 e Reuters

O bispo emérito das Forças Armadas D. Januário Torgal Ferreira defende uma clarificação da Igreja Católica nesta matéria.

O bispo emérito das Forças Armadas D. Januário Torgal Ferreira defende uma clarificação da Igreja Católica depois de o Papa Francisco ter admitido a utilização do preservativo por causa do vírus Zika.

Torgal Ferreira exemplificou, na Antena 1, com o reduzido número de filhos desejados pelos pais que vivem cada vez mais em dificuldades económicas e lembra que o caminho percorrido pela Igreja é habitalmente "lento" em determinadas matérias.

Januário Torgal Ferreira lembra que já o anterior Papa Bento XVI admitia o preservativo em certas circunstâncias, sendo em alguns dos casos para evitar uma gravidez indesejada.

O que o levou a considerar uma "obrigação moral", em determinados casos, o uso desse meio de contraceção. O bispo emérito defende, assim, o alargamento da utilização deste meio de contraceção.

O Papa Francisco admitiu o uso de contracetivos para evitar a gravidez, uma vez que o vírus Zika tem-se mostrado especialmente perigoso em grávidas, causando malformações no feto.
Tópicos
pub