"É preciso aprender a questionar o mundo para se ser fator de mudança"

por João Fernando Ramos, Rui Sá

Michel Temer, o novo presidente do Brasil, afirmou que não eram necessária mais filosofia, nem mais cursos que ajudassem as pessoas a pensar.
Nelson Ribeiro responde à provocação nos 25 anos da refundação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa: "É preciso aprender a questionar o mundo para se ser fator de mudança".

Nelson Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, fala no Jornal 2 da importância da aposta em áreas do saber que se valorizam cada vez menos, mas que são determinantes para o futuro das sociedades modernas.

"No dia mundial do turismo lembro como as línguas aplicadas, os estudos culturais ou de comunicação digital são fator determinante para que as oportunidades possam ser transformadas em crescimento".

O responsável lembra que uma visão meramente utilitarista do ensino causa perdas irreparáveis no desenvolvimento, e destaca a aposta feita há um quarto de século no ensino e investigação em ciências humanas por parte da Universidade Católica Portuguesa.
pub