Escolas novas sem manutenção podem fechar

por João Fernando Ramos, Rui Sá

A sede do Agrupamento de Escolas de Carcavelos foi requalificada em 2012 pela Parque Escolar. Quatro anos depois a direção diz que a manutenção de portas e janelas não tem acontecido, o ar condicionado não funciona, há zonas sem luz.
"Faltam 300 lâmpadas. É inadmissível. A Parque Escolar recebe do ministério cem mil euros por ano para estas pequenas obras", explica no Jornal 2 o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas.

A Parque Escolar diz que o concurso público para a prestação de serviços para a manutenção desta e de outras 69 escolas foi suspenso, depois de uma ação interposta por um dos concorrentes.

Por falta de condições e segurança a nova secundária de Carvavelos não vai abrir portas em janeiro.

Estão identificadas outras 69 escolas também com problemas. "eu temo que nos próximos dias surjam outras situações", diz Filinto Lima que considera todos estes casos como "muito graves".

"O Ministério da Educação terá que indagar o que se passa com a Parque Escolar. O que se passa não tem justificação", afirma no Jornal 2 o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas
pub