Estatísticas para crianças que os pais também vão querer ver

por Sandra Salvado - RTP
Foto: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Chama-se cidade Pordata Kids. O público-alvo são as crianças dos 8 aos 12 anos de idade mas também se destina a professores, pais, educadores e público em geral. Quem não gosta de estatísticas, de interpretar dados e números, vai ter a vida mais facilitada já a partir do próximo dia 22 de setembro, com uma nova ferramenta pedagógica pensada também para os dispositivos móveis.

De uma forma geral, as estatísticas sempre foram vistas como um bicho papão, por miúdos e graúdos, principalmente, porque os números nem sempre são fáceis de interpretar e perceber.

A pensar nisso, a Pordata (Base de Dados de Portugal Contemporâneo), um projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos, decidiu alargar os seus públicos e anunciar esta iniciativa que marca os cinco anos de existência desta base de dados portuguesa.

Quantos alunos existem em Portugal, desde o Pré-escolar até ao ensino secundário? Quantos médicos existem em Portugal? Quantos são ortopedistas? Quantos pediatras existem no teu município? Cada família tem em média quantas pessoas? Como é que as viagens são feitas de Portugal para o estrangeiro? As pessoas fazem marcação ou vão à aventura?

São muitas as perguntas com respostas para ver, a partir do próximo dia 22 de setembro, de uma forma fácil, simples, interativa e gratuita no acesso à informação.

“No essencial consiste numa tentativa de aproximarmos as pessoas das estatísticas porque as estatísticas não são números abstratos. São números que refletem os nossos comportamentos, as nossas decisões, etc. Esta informação não interessa apenas a crescidos. É uma informação que interessa a todos”, disse ao site da RTP Maria João Rosa, diretora da Pordata.



“A Pordata Kids dirige-se essencialmente para um segmento dos oito aos doze anos. Tentámos encontrar uma forma de apresentar a informação mais adaptada a essas idades, quer em termos de linguagem quer em termos de imagem”, salientou esta responsável.
A brincar a sério com dez temas
Na Pordata Kids estão incluídos dez temas, com cerca de 300 perguntas no total: Ambiente; Ciência e Tecnologia; Cultura e Desporto, Educação; Emprego; Famílias; Justiça; População; Saúde e Turismo.



“Informações úteis para os mais jovens que começam a despertar para este interesse, mas também porque é uma forma desta informação poder ser partilhada pelos adultos, sejam eles professores, educadores ou pais”, referiu Maria João Rosa.

Todas as perguntas remetem para respostas em números estatísticos e gráficos. Ainda, e sempre que possível, existe a possibilidade de se encontrar a mesma informação para todos os municípios do país e para os diversos países da Europa.

“Há uma área interessante em que todos os dias se coloca uma pergunta e um desafio porque também é importante muitas vezes estimularmos este interesse pela informação das estatísticas através de questões que também elas fazem parte do nosso dia-a-dia”, disse ao site da RTP a diretora da Pordata.

"É claro que nós sabemos que as estatísticas são algo muito complexo e, muitas vezes, não é fácil entendermos o que nos transmitem e daí que a Pordata tem também feito um esforço para transformar estas linguagens, que muitas vezes só os especialistas das áreas entendem”.



Na homepage da cidade Pordata há a presença de vários elementos figurativos que sugerem a interligação das várias áreas da sociedade. Na verdade, a população, a educação, a saúde, o ambiente, etc. são temas interligados na vida real, constituindo elementos que no seu conjunto fazem o mundo que nos rodeia.
"Sabias que?"
"É importante que os mais jovens sintam que também fazem parte deste mundo. Hoje em dia, a estatísticas são o abecedário das sociedades modernas", concluiu a diretora da Pordata.

A Pordata Kids vai ao encontro dos mais novos, contando com a sua curiosidade natural para explorarem as estatísticas sobre o país em que vivem. Diariamente é apresentado um “Sabias Que?” com uma pergunta e respetiva resposta, estimulando o interesse diário e a curiosidade por saber mais.

A nova ferramenta pedagógica foi pensada para se poder ver também nos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Vai estar disponível, gratuitamente, a partir do dia 22 de setembro, no endereço pordatakids.pt
Tópicos
pub