Há cada vez mais interesse em aprender Português nos Estados Unidos

por RDP Internacional
DR

O ensino pré-escolar é uma novidade e as inscrições continuam abertas na Escola Portuguesa de Taunton.

Segundo revelou João Caixinha, Adjunto da Coordenação para o Ensino de Português nos Estados Unidos, existe um interesse permanente e crescente pela aprendizagem do Português, conclui-se dos dados do relatório da MLA - Modern Language Association. As estimativas oficias apontam para cerca de dezassete mil alunos a aprender a Língua de Camões.

No terreno, é já na próxima quinta-feira que a Escola Portuguesa de Taunton inicia o novo ano lectivo com um total de 49 alunos, num momento em que a novidade chama-se pré-escolar, como explica à RDP Internacional, João Caixinha.

Com o intuito de acompanhar este e outros projetos, no âmbito das atividades letivas e na divulgação da Língua Portuguesa, José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visitou a Escola Portuguesa de Taunton, na área consular de New Bedford. Uma visita   na companhia do Cônsul de Portugal em New Bedford, Pedro Carneiro e do Adjunto da Coordenação do Ensino de Português nos EUA, João Caixinha.

Ali estiveram igualmente a presidente da Escola, Wendy Mello, a Diretora Pedagógica, Claudina Nunes e o Representante do Clube,  Manuel Rodrigues.

A 3 de setembro, a referida escola apresenta-se com 49 alunos no total, no entanto, as inscrições mantêm-se abertas na área consular de New Bedford, uma vez que os alunos podem ser muito mais, já que estas aulas não são integradas no sistema de ensino norte-americano.

João Caixinha, Adjunto da Coordenação para o Ensino de Português nos Estados Unidos, revela à RDP Internacional que existe um  interesse crescente pela aprendizagem do Português nos Estados Unidos, baseando-se em dados do relatório da MLA - Modern Language Association. Segundo o mesmo responsável, essa tendência crescente pelo ensino do Português em terras do "Tio Sam" regista-se também ao nível do Ensino Superior, algo que não acontecia há alguns anos.

A Escola Portuguesa de Taunton é apenas um dos exemplos do empenho e determinação em levar aos norte-americanos o conhecimento da Língua e cultura portuguesas.
pub