pulse-iconDireto

Incêndios: acompanhe a situação minuto a minuto

por RTP

Oitenta e cinco incêndios, seis de grandes proporções são os últimos números conhecidos. Os casos mais preocupantes são Anadia, Arouca e Águeda.

Mais atualizações

Pode continuar a acompanhar a evolução dos incêndios no país, minuto a minuto, neste artigo do site da RTP.

07h30: Noite mais calma com menos vento

A última noite foi menos violenta que a de quarta para quinta-feira devido à diminuição da intensidade do vento, disse à agência Lusa Carlos Guerra, adjunto de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

"Em termos de condições meteorológicas foi melhor pois o vento foi mais calmo e permitiu-nos avançar um pouco com as operações de combate, o que não tinha sido possível na noite anterior porque tínhamos estado a fazer defesa das pessoas e habitações", explicou.

Carlos Guerra adiantou que durante a noite os bombeiros conseguiram avançar sobretudo a norte em Viana do Castelo e em Braga com o domínio de alguns incêndios, mas a situação continua "muito preocupante".

"Mantêm-se dois incêndios em Viana do Castelo [distrito], um no concelho de Caminha e outro no de Viana do Castelo que ainda não conseguimos dominar. Pensamos que durante o dia de hoje com a possibilidade de colocar meios aéreos pesados possamos evoluir e dominar estes e os outros incêndios", disse.

Carlos Guerra deu ainda conta de um incêndio que deflagrou perto da 01:00 em Mondim de Basto, no distrito de Vila Real.
"Este fogo no Parque Natural do Alvão tem neste momento um conjunto de situações que nos podem vir a causar alguma preocupação e é também aquele onde vamos ter de agir já às primeiras horas do dia com meios aéreos", disse.

07h16: Quatro vítimas mortais na Madeira (Antena 1 Madeira)

Quatro é o número de mortos em consequência dos incêndios na Madeira. O ferido grave que tinha sido transportado para o hospital de Santa Maria em Lisboa acabou por morrer. A informação, apurada pela Antena 1 Madeira, ainda não foi confirmada pelas autoridades madeirenses.


07h00 - O ponto de situação depois de uma noite mais calma

A esta hora em Portugal Continental estavam ativos 85 incêndios que ocupavam 2.700 homens no terreno. O distrito do Porto é o que continua a registar maior número de fogos.

Mas é no distrito de Aveiro que estão os piores, quatro dos seis fogos mais graves. O que mobiliza mais elementos no combate às chamas é o de Águeda.

O vento e o cansaço dos bombeiros são agora as principais dificuldades dos comandantes operacionais na gestão do combate aos incêndios.





23h30 - O ponto da situação

Às 23h30 de dia 11 havia 151 incêndios rurais no país que mobilizavam 4192 operacionais, 1316 veículos e um meio aéreo, de acordo com a página da Proteção Civil.

Aveiro, com 17 ocorrências mobilizava a maioria dos meios - 1358 operacionais. Porto registava o maior número de ocorrências (38), Viseu, como Aveiro, contabilizava 17 e Braga, 16. Incêndios importantes eram 10.

De acordo com o IPMA, o tempo quente vai manter-se mas o vento deverá diminuir nos próximos dias, o que poderá ajudar à resolução dos fogos. Os alertas à população e o apelo a que siga "rigorosamente" as instruções das autoridades, mantêm-se. O alerta laranja foi prolongado até domingo dia 14.

Itália e Espanha foram os únicos países a enviar meios aéreos e primeiro-ministro António Costa diz que mecanismo europeu de Proteção Civil está sobrecarregado devido a outros incêndios graves, nomeadamente em França. Costa admite necessidade de rever o mesmo mecanismo.

A ministra da Administração Interna considerou que legislação sobre crime de fogo posto tem de ser revista. E anunciou que Governo vai criar grupo de trabalho para fazer a reforma da floresta.

O Presidente da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo fez um primeiro balanço dos incêndios: 55 milhões de euros e 208 casas inabitáveis. O Governo anunciou que irá ajudar solidariamente a fase de reconstrução da Madeira mas António Costa, de visita à região autónoma, não se comprometeu com valores antes de uma avaliação dos estragos.

Na contabilidade da área ardida, em 11 dias arderam pelo menos 40.000 hectares. Há quatro anos que Portugal não ardia tanto.


21h42 - Plano Distrital de Emergência do Porto prolongado até domingo

A Comissão Distrital de Proteção Civil decidiu prolongar o Plano Distrital de Emergência até às 20h00 de domingo, acompanhando o alerta laranja nacional.

21h40 - Alerta laranja da Proteção Civil prolongado até domingo

O secretário de Estado da Administração Interna foi ao Parlamento anunciar a medida durante a audição extraordinária por causa dos incêndios.

21h38 - Cansaço está a tomar conta dos bombeiros

Seis mil homens estiveram hoje empenhados no combate a mais 150 incêndios e grande parte quase não tem dormido.


21h35 - Destruição dos Passadiços do Paiva

Sabe-se agora da destruição parcial dos Passadiços do Rio Paiva, uma das principais atrações do concelho de Arouca.


19h54 - Costa compreende ausência de meios europeus


19h42 - Miguel Albuquerque vai iniciar processo de ajudas à população da Madeira


19h25 - Ponto de situação

Às seis da tarde estavam ativos em Portugal Continental centena e meia de incêndios, sendo combatidos por perto de seis mil homens e 52 meios aéreos, dos quais 47 portugueses a que se juntaram um avião 'canadair' italiano, dois marroquinos e dois espanhóis.

Dos mais de 150 incêndios ativos, 15 estão a merecer um "empenhamento especial", sendo o distrito de Aveiro aquele que se apresenta com "uma maior atividade e empenho operacional", nomeadamente os concelhos de Águeda, Arouca, Albergaria, Castelo de Paiva e Anadia.

A informação foi dada pelo comandante nacional da Proteção Civil, José Manuel Moura.

19h21 - Solução para desalojados da Madeira

Governo Regional autoriza Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) a contratar com proprietários privados o arrendamento de casas destinadas a alojar as pessoas que ficaram com as suas habitações danificadas pelos incêndios.

19h19 - Incêndio controlado em Ourém

O incêndio em Cercal entrou em rescaldo às 18h00. Um operacional da Força Especial de Bombeiros foi transportado para o Hospital de Leiria com ferimentos ligeiros.

18h38 - Equipa do Arouca disse presente

Esta madrugada, o presidente do Arouca, Carlos Pinho, teve a casa em risco. Os próprios atletas e equipa técnica do clube ajudaram a combater as chamas

18h34 - Seguro para Região dos Vinhos Verdes

Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes lembra viticultores afetados por incêndios que podem recorrer junto dos serviços daquela entidade a “um seguro de colheitas que, anualmente, garante uma cobertura eficaz da produção a mais de 15 mil viticultores”.

18h31 - Incêndio controlado em Rossas

O incêndio que deflagrou pelas 9:46 de quarta-feira em Rossas, Vieira do Minho, e entretanto se propagou a Fafe e Póvoa de Lanhoso, já entrou em fase de resolução.

18h30 - Aldeia do Gerês evacuada

Vilarinho das Quartas (Arcos de Valdevez), situada na área do Parque Nacional da Peneda Gerês, está a ser evacuada por causa dos fogos.

17h51 - Ponto de situação

Mais de 2.400 operacionais combatiam às 17h30 15 grandes fogos florestais no Continente.

17h42 - Ministra pondera agravar penas para incendiários


17h41 - Alerta no distrito de Aveiro por causa do ozono

Concentração de ozono no ar ultrapassou os níveis a partir dos quais pode afetar a saúde em cinco concelhos do distrito de Aveiro: Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa, Ovar e parte de Aveiro.

As autoridades avisam que estes valores “podem provocar danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis” - como crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e pessoas com outras doenças respiratórias ou cardíacas.

É aconselhado reduzir ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e evitar fatores de risco como fumar ou utilizar produtos irritantes (gasolina, tintas e vernizes).

17h35 - Duas centenas de bombeiros em Ourém

Um incêndio que deflagrou numa zona florestal cerca da uma da tarde em Cercal mobilizava a meio da tarde cerca de 200 operacionais, um dos quais teve de receber assistência médica.

17h32 - Incêndios desafinam MAI

O secretário de Estado da Administração Interna Jorge Gomes justificou a falta de ajuda dos parceiros europeus para combater os incêndios com a falta de disponibilidade de meios aéreos de alguns países que também enfrentam problemas nesta altura.

A ministra Constança Urbano de Sousa não foi tão diplomática e deixou uma crítica dura à falta de cooperação: "Estava à espera de uma maior solidariedade dos parceiros europeus. Verifico que Marrocos, que é um país terceiro, prontamente nos prestou um auxílio inestimável”.

17h22 - Federação quer regresso dos guardas-florestais

Trabalhadores em funções públicas defendem a extinção do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, criando entidades distintas para estas áreas, e o regresso da carreira de guarda-florestal.

16h8 - Parecer sobre meios aéreos para a Madeira

Resolução do Conselho do Governo da Madeira a pedir o parecer ao executivo da República sobre a viabilidade de meios aéreos em áreas florestais e urbanas no arquipélago foi publicada no Jornal Oficial da região.

16h17 - GNR deteve responsável por incêndio em Oliveira de Frades

Jovem de 18 anos, desempregado, confessou ter ateado um incêndio no concelho de Oliveira de Frades.

16h15 - Linha da Beira Alta novamente interrompida

A linha está interrompida desde as 14h20, agora no troço entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, devido a um incêndio na localidade de Castelejo, Viseu.

16h07 - Constança Urbano de Sousa critica parceiros europeus


15h44 - António Costa garante apoio à reconstrução

O primeiro-ministro fez saber que o Governo vai ajudar solidariamente a fase de reconstrução da Madeira depois dos incêndios. Em breve dirá em que consistirá esse apoio.

15h41 - Gabinete de Emergência Social ativado no Funchal

Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais da Madeira acaba de informar que já estão em funcionamento três polos do Gabinete de Emergência Social para acompanhar as famílias afetadas pelos incêndios.

15h38 - Chaves confirma adiamento do jogo no terreno do Nacional

Foi adiado o jogo da primeira jornada da I Liga entre Nacional e Desportivo de Chaves, que estava marcado para domingo, no Funchal.

15h28 - Turismo na Madeira está "a regressar à normalidade"

As atividades turísticas na Madeira estão a regressar à normalidade, após os incêndios que atingiram a ilha nos últimos dias, com a reabertura de atrações turísticas no Funchal e dos caminhos pedestres recomendados, informou hoje o Governo Regional.

Numa nota, a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira informou que "todos os turistas regressaram às unidades" hoteleiras de que tinham sido retirados "ou foram instalados em novas unidades, estando a situação totalmente regularizada".

15h04 - Cerca de 260 pessoas continuam em centros de acolhimento no Funchal

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, disse hoje que permanecem nos centros de acolhimento cerca de 260 pessoas provisoriamente desalojadas na sequência dos incêndios que deflagraram na segunda-feira no concelho.

O autarca salientou que algumas destas pessoas poderão regressar às suas habitações depois de efetuadas as vistorias para aferir a segurança, mas sublinhou que terão de ser encontradas soluções para os moradores de casas que ficaram totalmente danificadas.

14h40 - Ministra realça "enorme determinação" do dispositivo de combate

A ministra da Administração Interna afirmou hoje que o dispositivo de combate a incêndios tem estado a responder "com enorme determinação" aos vários fogos que assolam o país, salientando que o trabalho tem sido dificultado pela "severidade" das condições meteorológicas.

"O nosso dispositivo de combate a incêndios é robusto, capaz e bem treinado. Ao longo destes anos foi sendo desenvolvido e está adequado para fazer face a grandes fenómenos com alguma severidade", assegurou a ministra da administração interna, Constança Urbano de Sousa.

14h20 - Fogo da Anadia já chegou ao concelho de Mortágua

Ao início da tarde de quinta-feira, havia algumas aldeias na rota do fogo.


14h10 - Aldeias cercadas pelas chamas em Águeda

O incêndio de Águeda continua sem dar tréguas há já quatro dias.

Paulo Jerónimo - RTP

Ao início da tarde, a RTP constata que a situação está bastante complicada, com o incêndio a avançar em várias frentes. Há aldeias cercadas pelas chamas.

14h00 - Governo da Madeira recebe ajuda de 500 mil euros do Santander Totta

O presidente do Governo Regional da Madeira anunciou hoje, no Funchal, que o Banco Santander Totta vai atribuir à região autónoma um apoio de 500 mil euros para a reconstrução das áreas danificadas pelos incêndios.

"Ainda há pouco minutos, recebi um telefonema do senhor presidente do Banco Santander Totta, que deliberou atribuir ao Governo da Madeira, para a reconstrução e o apoio social, meio milhão de euros", disse Miguel Albuquerque, na sequência de uma visita às instalações da delegação regional da Cruz Vermelha.

O realojamento vai começar pelos idosos e famílias numerosas e será, nesta fase, de carácter provisório, em fogos disponibilizados pelo Ministério da Justiça para situações de emergência.

13h55 - Incêndio ameaçou habitações em Caminha

Em Caminha, um incêndio ameaçou algumas habitações mas os bombeiros e populares conseguiram evitar o pior. Mesmo assim viveram-se momentos de aflição em várias localidades.


Os incêndios afetam todo o distrito de Viana do Castelo. O Plano de Emergência distrital foi mesmo alargado por mais 48 horas principalmente devido à previsão de agravamento das condições meteorológicas.

13h48 - Combate às chamas complicou-se ao início do dia em Vale de Cambra

O incêndio ameaçou habitações e várias pessoas foram retiradas.


13h42 - Chamas consumiram área de 1.431 hectares em Gondomar

Os incêndios que têm lavrado em Gondomar consumiram uma área de 1.431 hectares, indicou hoje o presidente da Câmara, Marco Martins, apontando que "a prioridade é prevenir", após a extinção dos principais focos, "porque há bolsas muito preocupantes".

No concelho de Gondomar, resumiu, "há uma semana tínhamos 37 hectares de área ardida. Hoje temos 1.431. E só foi possível ter este número reduzido porque o dispositivo tem sido incansável e inexcedível e a população também tem sido extraordinária com os bombeiros. Têm sido dias assustadores".

13h30- Fogo ameaçou casas na Calheta

Na freguesia madeirense dos Prazeres, o fogo ameaçou algumas casas durante a noite de quarta para quinta-feira.


13h27 - Poeiras que afetam qualidade do ar esperadas em Portugal continental e Madeira

A Agência Portuguesa do Ambiente alertou hoje para a possibilidade de Portugal continental e a Madeira serem afetados por uma massa de ar do norte de África, com partículas e poeiras que podem alteram a qualidade do ar.

As previsões referem "a ocorrência de intrusão de massa de ar proveniente do Norte de África contendo partículas e poeiras em suspensão que poderão afetar a qualidade do ar hoje", situação que pode prolongar-se para sexta-feira.

13h15 - Danos do fogo na Madeira avaliados em 55 milhões de euros

A situação na Madeira está agora mais calma. Mas já está feito um primeiro balanço.

O presidente da Câmara do Funchal revelou esta quinta-feira que 208 edifícios foram de alguma forma danificados pelos incêndios.

Os prejuízos já apurados numa primeira estimativa somam os 55 milhões de euros.

13h10 - Arouca vive horas de sobressalto

O incêndio chegou praticamente ao centro da vila e chegou a temer-se o pior.

Filipe Pinto, Helena Cruz Lopes, Mariana Flor, Manuel Salselas, Mário Piteira, Guilherme Terra - RTP

Muitas zonas do concelho foram consumidas pelas chamas e pelo menos dez povoações foram aconselhadas a retirar de casa os mais velhos e as crianças.

13h04 - Circulação restabelecida na Linha da Beira Alta

A Linha da Beira Alta, que estava cortada desde quarta-feira entre Mortágua e Pampilhosa da Serra devido a um incêndio em Anadia, foi restabelecida às 12h14, adiantou à agência Lusa uma fonte da CP.

12h58 - Alto Minho tem oito fogos florestais por dominar

Oito incêndios não dominados lavravam às 12:49 no distrito de Viana do Castelo sendo os "mais preocupantes" os que afetam os concelhos de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Caminha, informou a Proteção Civil.

Os fogos mais preocupantes fustigam a freguesia de Cabração, em Ponte de Lima, Cabana Maior, na área do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) em Arcos de Valdevez, e na freguesia de Argela, Caminha.

Segundo o CDOS estão no terreno, envolvidos nos no combate às chamas 746 operacionais apoiados por 219 veículos, dois aviões e dois helicópteros.

12h37 - Fogo de Arouca atinge passadiços

O presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves, disse hoje que está a arder um troço dos passadiços do Paiva, mas desvalorizou o sucedido tendo em conta a "tragédia" que todo o concelho enfrenta.

"Os passadiços também estão a arder. O fogo está aí a começar", disse à Lusa o autarca, sem conseguir precisar qual a extensão daquela estrutura em madeira que foi atingida pelo fogo.

José Artur Neves desvalorizou, no entanto, esta questão, afirmando que o fogo nos passadiços "não tem nenhum significado", tendo em conta "a tragédia que se abateu sobre Arouca".

12h30 - Governo "não se vai imiscuir" nas decisões da Madeira

A ministra da Administração Interna vincou hoje que o Governo da República "não se vai imiscuir" nas decisões tomadas pelo Governo Regional da Madeira em matéria de pedido de auxílio de meios para combate a incêndios.

"A questão da Madeira e da Proteção Civil da Madeira é uma questão autonómica. O Governo Regional da Madeira tem autonomia para decidir em termos de proteção civil os meios de que necessita. Não é o Governo da República que se deve imiscuir nessa questão. Neste momento tem que se fazer um estudo para saber da viabilidade desses meios na Madeira", referiu Constança Urbano de Sousa.

12h25 - Maior arraial da Madeira cancelado

As entidades responsáveis pelas festividades em honra de Nossa Senhora do Monte, no Funchal, decidiram cancelar o arraial popular, que já decorria, por solidariedade com as vítimas dos incêndios, disse hoje o pároco local.

A paróquia de Nossa Senhora do Monte recebe todos os anos milhares de pessoas, que participam nas festividades em honra da padroeira da Madeira, nos dias 14 e 15 de agosto, e, simultaneamente, naquele que é considerado o maior arraial popular do arquipélago.


12h00 - Limpeza e levantamento de prejuízos na agricultura vão começar na Madeira

Várias secretarias do Governo Regional da Madeira anunciaram hoje que vão desencadear as operações de limpeza das habitações e fazer o levantamento dos prejuízos nos terrenos agrícolas na sequência dos incêndios que fustigaram a ilha.

Uma nota emitida hoje pela Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais madeirense informa que "em articulação com a Delegação Regional do Corpo Nacional de Escutas, vai promover a ajuda às populações afetadas pelos incêndios, nomeadamente nas operações de limpeza das suas habitações, quando seja possível o regresso às mesmas".

11h50 - Detido suspeito de atear fogos florestais em Braga

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem de 55 anos pela presumível autoria de incêndios florestais ocorridos em julho na zona de Escudeiros, em Braga.

Em comunicado, a PJ acrescenta que, no último evento, o suspeito, com recurso a um isqueiro, terá ateado fogo a uma mata essencialmente constituída por eucaliptos.

O detido, operário da construção civil, vai ser presente às autoridades judiciárias para interrogatório judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.

11h45 - Transbordo de passageiros na Linha da Beira Alta

A CP está a fazer o transbordo de passageiros entre Pampilhosa e Mortágua devido ao corte da Linha da Beira Alta na sequência do incêndio no concelho de Anadia.

Não há ainda previsão para o restabelecimento da circulação.

11h40 - A25 e A29 reabertas ao trânsito

A autoestrada A25, que esteve cortada na zona de Sever do Vouga, entre o quilómetro 25 e o 42, e a A29, que esteve interditada entre o quilómetro zero e o 11, na zona de Estarreja, já reabriram ao trânsito.

O IP5, que estava cortado nos dois sentidos, entre o quilómetro 74 e 82, também já tinha sido reaberto.

Continuam cortadas ao trânsito, nos dois sentidos, as estradas nacionais (EN) 224 (Castelo de Paiva), 326 (Arouca) e 328 (Sever do Vouga), informou hoje a Guarda Nacional Republicana.

Segundo a mesma fonte, a EN224 está cortada nos dois sentidos perto da localidade de Seixo, concelho de Castelo de Paiva, enquanto a EN326 foi interditada junto à vila de Arouca.

Também a EN328 está cortada nos dois sentidos perto da localidade de Dornelas, concelho de Sever do Vouga, distrito de Aveiro.

11h32 - Incêndio em Águeda aproxima-se de habitações

Ao fim da manhã, mais de 300 bombeiros continuam a combater as chamas em Águeda, apoiados por seis meios aéreos.

Paulo Jerónimo - RTP

O incêndio não está a dar tréguas aos bombeiros e aproxima-se de habitações.

11h15 - Arouca, terra queimada

"Daqui a oito dias, vai ser muito triste visitar Arouca". Palavras emocionadas de uma habitante local, que teve as suas posses ameaçadas pelas chamas que continuam a consumir o território.

Alexandra Madeira - Antena 1

Na sua mágoa, Emília Pinho sintetiza os sentimentos de angústia e impotência das gentes de Arouca, onde esta noite o fogo continuou a ser fonte de grande preocupação.

10h50 - António Costa chega à Madeira ao início da tarde

O primeiro-ministro chega às 14h à ilha da Madeira para fazer um balanço sobre os incêndios que assolam a região desde a tarde de segunda-feira.

António Costa vai visitar as áreas mais afetadas pelos fogos de forma a ter uma visão mais direta sobre o que se passou na ilha.

10h30 - Aviões Canadair de Marrocos já estão em Portugal

Os dois aviões Canadair vindos de Marrocos chegaram hoje a Portugal para ajudar no combate aos incêndios e um outro proveniente de Itália deverá chegar à tarde, segundo uma fonte governamental.

Estes meios marroquinos e italiano vêm juntar-se aos dois Canadair disponibilizados por Espanha, que já estão a ajudar no combate aos fogos.

10h25 - Bombeiros abrem caminhos para travar propagação do fogo no Funchal

Os bombeiros continuam a combater um foco de incêndio em São João Latrão, no Funchal, recorrendo a máquinas pesadas para limitar a transposição do fogo para as zonas circundantes, segundo fonte do governo regional.

Para evitar que o fogo se propague para outras encostas da serra, estão a ser abertos aceiros, com recurso a retroescavadoras.

No local permanecem bombeiros que vão despejando água nas zonas circundantes às habitações e também o exército mantém posição no local.

10h25 - Fogo no concelho da Calheta limitado a zona florestal

O incêndio na freguesia da Calheta, ilha da Madeira, afeta neste momento zonas florestais e está a ser combatido por reforços que chegaram do Funchal e do continente, disse à Lusa o presidente da Câmara.

"Estamos neste momento [cerca das 09:00] na freguesia dos Prazeres. O incêndio encontra-se agora numa fase muito melhor do que se encontrava ontem [quarta-feira] à noite. Neste momento é só um incêndio florestal e já não se encontram habitações em perigo", afirmou Carlos Teles, presidente da Câmara da Calheta.

A Calheta é o maior concelho da Região Autónoma da Madeira, constituído por oito freguesias, numa extensão de 116 quilómetros quadrados.

10h20 - Graça Freitas alerta para o ar deficiente que se respira

A subdiretora-geral de Saúde, Graça Freitas, em declarações à Antena 1, alerta para os cuidados a ter face à qualidade deficiente do ar, provocada pelos incêndios.

A subdiretora geral de Saúde, Graça Freitas, aconselha as pessoas a evitarem andar ao ar livre nas zonas diretamente afetadas pelos incêndios, devido ao número excessivo de partículas que andam na atmosfera.


Graça Freitas frisou que as partículas que andam em suspensão são pequenas mas, apesar de tudo com um diâmetro relativamente grande, em todo o caso são prejudiciais à saúde.

10h11 - Trânsito cortado

O trânsito nas autoestradas A25, A29 e A28 está cortado devido aos incêndios.

A A25 está cortada, entre o quilómetro 25 e o 42 na zona de Sever do Vouga, já a A29 está interdita entre o quilómetro zero e o 11, na zona de Estarreja. Na A28, intransitável entre Gondarém e Cerveira, na zona de Viana do Castelo.

9h50 - Situação acalma no centro do Funchal mas parque arde a norte

Na Madeira, a situação está mais calma mas ainda há focos de incêndio ativos.

Cesário Camacho - RTP
Os problemas situam-se agora na zona mais a norte do concelho do Funchal, num parque ecológico.

9h40 - Linha da Beira Alta cortada devido a fogo em Anadia

A Linha da Beira Alta está cortada entre Mortágua e Pampilhosa devido ao incêndio no concelho de Anadia, no distrito de Aveiro, segundo informação disponível na página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Uma fonte da CP - Caminhos de Ferro de Portugal afirmou à agência Lusa que a Linha está cortada desde a madrugada de hoje, não havendo ainda previsão para o seu restabelecimento.

9h30 - As horas mais críticas na Madeira

No Funchal - onde a situação apresentava esta manhã sinais de acalmia - o fogo da noite de terça-feira obrigou as autoridades a encaminharem um milhar de pessoas para três infraestruturas a salvo das chamas. Uma operação relembrada nesta reportagem da RTP.

Sandra Claudino, Luís Moreira - RTP

8h30 - "Vento manteve as coisas complicadas"

Ouvido pela agência Lusa, Miguel Cruz, adjunto nacional de Operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil, afirmou que a última noite foi difícil para os operacionais.



"Este vento manteve as coisas complicadas em alguns dos cenários que temos, em particular no distrito de Aveiro, no concelho de Arouca e de Águeda, e Castelo de Paiva e Anadia. Estes quatro incêndios são os mais complicados", adiantou. 

Pelas 8h00, 12 incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Viseu, Braga e Vila Real preocupavam os bombeiros.

8h18 - O incêndio que deflagrou ontem em Rossas, Vieira do Minho, e alastrou a Fafe e Póvoa de Lanhoso tem ainda duas frentes ativas. As chamas destruíram uma casa abandonada.

7h30 - Risco de incêndio

Há 34 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Braga debaixo da classificação de risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera.
 
07h00 - Ponto de situação


Ao início desta quinta-feira continuavam ativos 123 incêndios, dos quais 12 de grandes dimensões.

Arouca era a situação mais crítica. Uma casa foi consumida pelas chamas.

O Hotel do Buçaco foi evacuado por causa do fumo na zona, que tornou o ar irrespirável.

Aveiro, Viana do Castelo, Braga, Viseu, Leiria e Vila Real são os distritos onde há situações mais complicadas.

O incêndio na Calheta, Madeira, continuava, ao amanhecer, a alastrar, principalmente em zona de vegetação, mas não havia pessoas ou casas ameaçadas.

O Presidente da República esteve na quinta-feira em solo madeirense, onde se inteirou da situação, depois de o centro histórico do Funchal ter sido atingido pelas chamas.

Sandra Machado Soares, Nuno Tavares - RTP

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a atitude dos madeirenses, defendeu ajuda financeira para a ilha e disse que a visita que o primeiro-ministro, António Costa, faz esta quinta-feira à ilha é uma missão executiva e não apenas de solidariedade.