José Miguel Júdice manifesta apoio "inequívoco" a Cavaco Silva

por Agência LUSA

O ex-bastonário da Ordem dos Advogados José Mig uel Júdice manifestou hoje o seu apoio "inequívoco" à candidatura de Cavaco Silv a a Presidente da República, considerando-o como "o melhor" primeiro-ministro de pois do 25 de Abril.

"Sou apoiante confessado e inequívoco da candidatura de Cavaco Silva. J á o fui há dez anos, mas agora volto a ser. Agora, talvez, com mais entusiasmo e determinação que há 10 anos", afirmou José Miguel Júdice, na apresentação do li vro do jornalista Adelino Cunha "A ascensão ao poder de Cavaco Silva (1979-1985) ".

"Cavaco Silva foi, de longe, o melhor primeiro-ministro da III Repúblic a", acrescentou José Miguel Júdice, que integrou, com Marcelo Rebelo de Sousa e Pedro Santana Lopes, o grupo "Nova Esperança" de contestação interna ao governo do Bloco Central (PS/PSD) liderado por Mário Soares.

O ex-bastonário da Ordem dos Advogados fez ainda referência a alguns ep isódios relatados no livro, nomeadamente à forma como Cavaco Silva venceu o cong resso do PSD da Figueira da Foz, em 1985.

"A tomada de poder de Cavaco Silva foi atípica na história da democraci a portuguesa. Não foi o resultado de uma estratégia conspirativa, não foi o resu ltado de uma estratégia subliminar de pequenos passos, não foi o culminar de uma carreira política", disse.

Sublinhando que "Cavaco Silva ganhou o congresso porque estava preparad o para o perder", Júdice atribuiu a vitória do agora candidato presidencial no C ongresso da Figueira da Foz ao "resultado de uma determinação" e ao "fruto de um a rara conjugação de acontecimentos", como a morte de Mota Pinto, 11 dias antes.

"Foi um acto de coragem e ousadia", disse José Miguel Júdice, elogiando o "instinto político notabilíssimo" de Cavaco Silva.

"Nessa noite só venceu Cavaco Silva", acrescentou.

O livro do jornalista do semanário O Independente, que agora foi lançad o, relata o percurso de Cavaco Silva desde 1979, altura em que desempenhou o car go de ministro das Finanças e do Plano do primeiro Governo da Aliança Democrátic a liderado por Sá Carneiro, até ao momento em que foi nomeado primeiro-ministro, em 1985.

Cavaco Silva anunciou quinta-feira a sua candidatura às eleições presid enciais de Janeiro de 2006.

Mário Soares (apoiado pelo PS), Jerónimo de Sousa (PCP), Francisco Louç ã (BE) e o dirigente socialista Manuel Alegre também já se apresentaram como can didatos a Presidente da República.

VAM.

Lusa/Fim


pub