José Ornelas Carvalho será o novo Bispo de Setúbal

por Lavínia Leal - RTP
D.José Ornelas de Carvalho, foi até junho superior geral da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). O Papa nomeou-o bispo de Setúbal. Portal dos Dehonianos

José Ornelas Carvalho é padre, tem 61 anos, e estava em Roma de malas feitas para Angola, quando soube que o Papa Francisco o queria à frente dos católicos sadinos.

O padre dehoniano não gostou da ideia. E escreveu ao pontífice a explicar porque preferia seguir para uma missão em África.

Uma semana depois, no dia 30 de junho, o Papa telefonou-lhe para o telemóvel.

Marcou um encontro para a mesma manhã.

Durante uma hora conversaram sobre muita coisa e o Papa mostrou conhecer a realidade da Diocese de Setúbal, e finalmente, repetiu o pedido pessoalmente. A resposta foi aquela que se sabe.

José Ornelas de Carvalho nasceu na Madeira, numa família humilde de oito irmãos. Sempre quis ser padre, como o irmão mais velho, o pe Agostinho.

Com 10 anos entrou no seminário diocesano na Madeira. Pouco depois mudou para a Congregação do Sagrado Coração de Jesus, conhecidos como Missionários Dehonianos.

Com 14 anos veio estudar para Lisboa e a partir daí foi conhecendo mundo. Estudou na Alemanha, faz uma experiência de missão em Moçambique e foi ordenado na Madeira em 1981.

É especialista em Ciências Bíblicas, doutorado em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, onde deu aulas. Há 12 anos que é Superior Geral dos Dehonianos, com residência fixa em Roma. Na realidade, metade do tempo passou-o a viajar pelo mundo pelas missões da congregação.

Sucede a D. Gilberto Reis, que renunciou por causa de idade, depois de 18 anos à frente da diosece de Setubal, e a D. Manuel Martins, o primeiro bispo de Setúbal. Ainda hoje é uma voz contestatária e de denúncia das injustiças.

José Ornelas Carvalho quer dar continuidade à herança que recebe destes prelados.

Sobre Setúbal conhece pouco para além das praias, mas sabe que é uma diocese onde a Igreja é solidária.

Não o preocupa as igrejas estarem vazias e ainda não sabe se vai passear pelos bairros sociais.



Na mensagem que enviou à comunidade de Setúbal dirigiu-se aos emigrantes, desempregados e jovens.

A diocese de Setúbal estende-se de Almada até Troia. São 1500 km2, 717 mil habitantes, nove concelhos e 57 paróquias.

É uma das regiões mais pobres do país e com o desemprego mais elevado.

D.José Ornelas de Carvalho é um aventureiro, não vira as costas a missões dificeis e, embora só vá ser ordenado bispo e assumir funcções no dia 25 de Outubro, já está com o coração na outra banda.

Deixou a Madeira há quase meio século, mas procura visitar a ilha todos os anos, onde ainda tem familia.

Para o novo bispo de Setúbal a Diocese que o espera é "um desafio que lhe agrada". 
Tópicos
pub