KC 390, um avião que fala português com sotaque de Matosinhos

por João Fernando Ramos

Mais de metade da estrutura do KC 390, a maior aeronave de carga da brasileira Embraer, foi concebida por engenheiros portugueses, em Portugal. O maior projeto aeronáutico alguma vez realizado no país é trabalho do CEiiA, em Matosinhos. No Jornal 2, o responsável pela equipa de projeto garante o país passou a ter capacidade técnica para enfrentar qualquer desafio nesta área.

O KC 390 está adaptado para várias funções, desde transporte e lançamento de tropas, reabastecimento aéreo e combate a incêndios.

A aeronave poderá vir a substituir o Hércules C-130, não apenas na Força Aérea Portuguesa, mas na generalidade das força aéreas mundiais.

A Embraer tem já encomendas de 30 países. Portugal tem a intenção de adquirir seis aviões a um preço unitário de 50 milhões de euros cada um. As primeiras unidades serão entregues à Força Aérea Brasileira em 2018.

O jato é o maior empreendimento aeronáutico português e foi apresentado esta segunda-feira em Lisboa. O projeto começou a ser pensado em 2017. O ano passado o primeiro protótipo fez o seu voo inaugural.

O Estado português, que é parceiro no desenvolvimento da aeronave, investiu mais de 20 milhões neste projeto.

A assinatura é do CEiiA, um centro de engenharia e desenvolvimento de produto que, com uma equipa de 170 engenheiros e 450 mil horas trabalho de engenharia, entre conceção, design e cálculos, teve a responsabilidade de conceber 1.600 peças.

O avião chega agora à Europa. Depois de Lisboa a empresa brasileira vai apresentar este jato militar multitarefas num dos maiores festivais aéreos do mundo - o de Farnborough, no Reino Unido, a decorrer de 11 a 17 de julho.
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