Lisboa e Olhão preparam acolhimento de refugiados

por Nuno Rodrigues

Foto: Reuters/Alkis Konstantinidis

As autarquias de Lisboa e de Olhão anunciam participação no esforço de acolhimento de refugiados, em resposta à disponibilidade, anunciada pelo governo, para permitir a entrada de 1500 pessoas ao longo dos próximos dois anos.

O presidente da Câmara de Lisboa anunciou que a autarquia vai criar um fundo de dois milhões de euros, que será gerido em articulação com outras instituições, para apoiar os refugiados que sejam alojados na cidade.

"Criaremos um fundo de cerca de dois milhões de euros, que utilizaremos em articulação com instituições como a Santa Casa da Misericórdia, que é linha avançada na resposta a este problema", como o Conselho Português para os Refugiados e como a Cruz Vermelha, "para que possamos dar as respostas básicas e fundamentais à crise humanitária", informou Fernando Medina, em declarações à TVI.

Em Olhão, a Câmara Municipal vai disponibilizar um terreno para receber cerca de 50 pessoas, avançou a presidente do Conselho Português para os Refugiados, Teresa Tito de Morais, após uma reunião com a autarquia algarvia e a Cruz Vermelha Portuguesa.  

O governo disponibilizou-se para receber 1500 refugiados, ao longo dos próximos dois anos, uma operação que ainda está a ser articulada entre diversos Ministérios.

pub