Literacia computacional vale 15 mil empregos em Portugal

por João Fernando Ramos, Rui Sá

Foto: Thomas Peter - Reuters

No Jornal 2 a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia desvendou o Movimento Código Portugal, que quer colocar os mais novos a programar. "Há mais de 40 mil jovens a aprender a programar nas escolas portuguesas", disse Maria Fernanda Rollo, lembrando ainda que no mercado de trabalho a procura por competências digitais é muito grande.

"Estamos a falar de 15 mil postos de trabalho em Portugal", sublinhou a governante.

Até ao próximo domingo o Ministério da Ciência organiza uma semana dedicada à nova literacia para o século XXI: a programação e o pensamento computacional. Este é o Movimento Código Portugal.

Duzentas e setenta escolas já resolveram 20.290 desafios, gerando 134.876 blocos de código. Cada escola que participa faz acender uma luz numa árvore digital projetada no exterior do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, no Parque das Nações, em Lisboa.
"Tão importante como falar inglês"

"É fundamental que os mais novos ganhem estas competências o mais cedo possível", disse no Jornal 2 a responsável pela tutela desta área, que revelou o objetivo: formar pelo menos 20 mil jovens nesta nova área do conhecimento.

"Dominar as linguagens de programação é hoje tão importante como falar inglês, francês, espanhol ou alemão", afirma Fernanda Rollo, que quer com o Movimento Código Portugal fomentar o gosto pela área junto dos alunos de todas as escolas nacionais.

Até 11 de dezembro o Movimento Código Portugal desafia alunos, professores, escolas e comunidades educativas em todo o país para uma ação global de familiarização com a programação e o código.
pub