Maioria dos alunos reprova pelo menos uma vez no 3.º ciclo

por Cristina Sambado - RTP
Através do Infoescolas é possível perceber o que se passa em cada um das 1.200 escolas públicas e privadas Pedro A. Pina - RTP

A maioria dos alunos portugueses reprova durante o 3.º ciclo ou tem, pelo menos, negativa a um dos dois exames nacionais do 9.º ano, segundo dados do Ministério da Educação. Os números constam do portal Infoescolas e revelam que 54.520 alunos tiveram um percalço.

Dos 94.130 alunos que, no ano letivo 2014/2015, realizaram os exames do 9.º ano, apenas 39.610 conseguiram chegar ao secundário sem ficarem retidos no 7.º ou no 8.º anos e com notas positivas nas provas finais de Português e Matemática.

Através do Infoescolas é possível perceber o que se passa em cada um das 1.200 escolas públicas e privadas que oferecem este nível de ensino.

No portal, lançado pelo Ministério da Educação e Ciência em 2015, já era possível saber o que se passava com os alunos ao longo do ensino secundário e superior. Agora passou também a disponibilizar informação sobre os alunos do 2.º e do 3.º ciclos.

O primeiro grupo seguido foi o que realizou os exames nacionais do 6.º ano em 2012, data da sua estreia, e que entrou no 7.º ano em 2012/2013.
Açores e Madeira fora da lista
Os serviços de estatística do Ministério criaram um novo critério que permite saber se o trabalho desenvolvido pelas escolas está a ter bons resultados, uma vez que compara a percentagem de sucesso dos alunos desses estabelecimentos com a percentagem que é expectável, tendo em conta a média nacional de estudantes com resultados académicos semelhantes.

Isto é, compara os alunos que, três anos antes, nas provas finais do 2.º ciclo, demonstraram um nível escolar semelhante ao dos alunos daquele estabelecimento.

É também possível saber o que se passa a nível concelhio e distrital. No entanto, os dados dizem respeito apenas às escolas de Portugal Continental.
Coimbra supera expetativas
Segundo o Infoescolas, Coimbra é o único concelho onde mais de metade dos alunos (51 por cento) conseguiram concluir o 9.º ano com um percurso de sucesso escolar no 3.º ciclo. Nos restantes 17 concelhos mais de metade dos alunos ficaram retidos, deixaram de estudar ou tiveram negativa em pelo menos um dos exames.

Seguem-se Guarda e Viana do Castelo, onde 47 por cento dos alunos concluíram o 9.º ano com sucesso, e Braga com 46 por cento.

Tendo em conta o universo de alunos, as escolas de Viana do Castelo e de Vila Real também surgem destacadas, já que nestes concelhos o sucesso escolar esteve três pontos percentuais acima do que era esperado.

Os casos mais problemáticos registaram-se em Portalegre, com uma taxa de sucesso de apenas 31 por cento, Beja, onde apenas um em cada três alunos teve sucesso escolar (33 por cento), e Setúbal (34 por cento).Insucesso em Lisboa e no Porto
Em Lisboa e Porto, os dois distritos com mais escolas e mais alunos, a maioria também não conseguiu ultrapassar o 3.º ciclo sem falhas.

Dos 20.533 alunos do distrito de Lisboa que realizaram exames do 9.º ano, apenas 43 por cento (8.829) tiveram sucesso escolar. No Porto, dos 18.797 estudantes, apenas 41 por cento (7.707) tiveram um percurso académico de sucesso.

Os dados apresentam ainda indicadores demográficos sobre os alunos da escola, tendo em conta os estudantes por ano curricular mas também por idade e sexo.

Além da taxa de retenção e de abandono escolar, é ainda possível acompanhar o desempenho escolar dos alunos tendo em conta as notas quando terminaram o 6.º ano e os resultados do 9.º.
Tópicos
pub