Manuel Alegre recorda Mário Soares como "homem de fibra, combatente e otimista"

| País
Manuel Alegre recorda Mário Soares como homem de fibra, combatente e otimista

A ver: Manuel Alegre recorda Mário Soares como "homem de fibra, combatente e otimista"

Manuel Alegre definiu Mário Soares como um homem de fibra, que vivia a alegria da política. Declarações feitas em entrevista à RTP.

Manuel Alegre alertou para as "tentações revisionistas" sobre a biografia de Mário Soares, lembrando que o antigo líder do PS começou por ser opositor ao regime de Salazar, como militante do PCP, tendo depois entendido que era necessário um partido que juntasse os socialistas e que tivesse o apoio da Internacional Socialista e dos partidos democráticos.

Já na fase do pós-25 de Abril, o histórico do PS recordou Mário Soares como alguém que se opôs à instauração de uma democracia popular, apoiada pelo PCP e inspirada nos países de Leste.

Um "homem de fibra, otimista e voluntarioso", que acreditava sempre na vitória, mesmo quando as sondagens eleitorais estavam muito baixas, disse Alegre.

Quanto a confidências pessoais, Manuel Alegre revelou que Soares "não gostava de almoçar sozinho", razão pela qual almoçava e jantava frequentemente com os amigos e camaradas do Partido Socialista.

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.