Meses de espera por ressonância magnética no SNS

por Antena 1

Foto: Jean-Paul Pelissier - Reuters

Os doentes referenciados para ressonâncias magnéticas no Serviço Nacional de Saúde têm de aguardar entre quatro a 16 meses, segundo a edição desta segunda-feira do Diário de Notícias.

O jornal dá conta de que no Hospital São José, em Lisboa, o tempo de espera é já de 16 meses. No Porto e em Coimbra os doentes também esperam, mas o tempo é mais reduzido: seis e quatro meses, respetivamente.

As razões, segundo o Diário de Notícias, são a saída de profissionais e a idade avançada dos equipamentos.

Já esta manhã, à Antena 1, o Ministério da Saúde garantiu que está consciente da necessidade de renovar os equipamentos hospitalares e que, para tentar resolver o problema, está a ser ultimado um documento com os tempos máximos de resposta para os meios complementares de diagnóstico. Um documento que, diz o Ministério da Saúde, será publicado nas próximas semanas.

Alexandre Lourenço, da Associação de Administradores Hospitalares, diz que o Estado tem desinvestido no equipamento e há dificuldade em reter os radiologistas nos hospitais.

Também o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, exige mais dinheiro para a renovação de equipamentos obsoletos nos hospitais portugueses.

José Manuel Silva adverte que estes tempos de espera têm efeitos muito negativos para os doentes.


pub