Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Novo albergue de peregrinos inaugurado em Vila do Conde

por Lusa

A Câmara Municipal de Vila do Conde inaugura na quarta-feira o novo Albergue de Santa Clara, equipamento destinado a peregrinos que façam o caminho para Santiago de Compostela.

O albergue, que se situa na Rua 5 de Outubro, junto ao mercado municipal vila-condense, nas imediações do traçado oficial do Caminho Português da Costa, tem uma lotação máxima de 25 lugares, dispostos por três camaratas.

Os peregrinos que escolherem este equipamento terão acesso a um conjunto de serviços em regime de self-service, nomeadamente minicozinha, sala de refeições/sala de convívio, terraço, lavandaria com máquina de lavar e secar, instalações sanitárias com água quente, apoio para bicicletas e internet.

Uma das camaratas está preparada para receber famílias, nomeadamente pela disponibilização de uma cama de casal e beliches, permitindo acomodar um total de 7 pessoas.

A presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, espera que este novo albergue seja "uma referência" para todos os peregrinos que passem por Vila do Conde.

"A criação deste equipamento tem por objetivo melhorar o apoio que o município tem desenvolvido em prol dos peregrinos, no sentido de consolidar e aumentar o número dos que decidem percorrer este trajeto em direção a Santiago de Compostela", começou por dizer a autarca.

"Os peregrinos que todos os anos percorrem o caminho até Santiago de Compostela passam a ter, em Vila do Conde, um ponto de referência e, acima de tudo, de qualidade", completou Elisa Ferraz.

O novo Albergue de Santa Clara foi criado no antigo edifício do Centro de Artesanato de Vila do Conde, que durante mais de meio ano sofreu profundas obras de requalificação para dar um novo fim ao equipamento.

Refira-se que o concelho de Vila do Conde é atravessado por dois caminhos seguidos pelos peregrinos até Santiago de Compostela: o Central e o da Costa.

O Caminho da Costa tem vindo a ter um movimento diário assinalável em Vila do Conde, desde que foi construída uma ecovia (pedonal e ciclável) que percorre a área de paisagem protegida do litoral sul do concelho, impondo a necessidade de um equipamento que pudesse acolher os peregrinos.

 

Tópicos
pub