Número de estudantes colocados nos politécnicos cresce pelo segundo ano consecutivo

por Ana Sofia Rodrigues - RTP
Charles Platiau - Reuters

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos realça o crescimento de 16,7 por cento no número de colocados no ensino superior politécnico.

Na primeira fase do concurso nacional de acesso, cujos resultados foram conhecidos este domingo, ingressaram nas instituições politécnicas 15.329 estudantes, mais 2.196 candidatos do que na mesma fase de 2014. Aumentou a taxa de colocação dos candidatos na primeira fase do concurso, passando de 58 por cento em 2014 para 69 por cento em 2015.

Joaquim Mourato, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), em comunicado, garante que estas “são boas notícias porque se inverteu a tendência dos últimos anos, e temos um crescimento no número global de candidatos colocados pelo segundo ano consecutivo”.

O CCISP realça ainda o crescimento de 13, 2 por cento do número de estudantes que colocaram os politécnicos como primeira opção. Este ano foram 13.780 estudantes a fazerem essa opção, mais 1.608 estudantes do que em 2014. Razão para Joaquim Mourato falar de mais estudantes a depositar a confiança nas instituições politécnicas e de uma oferta mais ajustada à procura.

O presidente da CCISP considera que “2014 foi um ano de viragem, e que 2015 acentua a trajetória de crescimento dos candidatos ao ensino superior, o que é fundamental para que Portugal se aproxime da meta de 40% dos jovens com idade compreendida entre 30 e 34 anos com um curso superior”, realçando Joaquim Mourato que o ensino superior é visto pelos portugueses como um investimento com retorno.

“Assim se demonstra que não temos ensino superior a mais, a procura é que estava aquém do desejável”, refere Joaquim Mourato, quando os dados da primeira fase de acesso ao ensino superior mostram que este ano há um aumento de 13, 8 por cento do número de candidatos.
Tópicos
pub