Orlando Figueira presente hoje a tribunal

O antigo procurador deverá ser ouvido ainda esta manhã pelo juiz de instrução criminal. Orlando Figueira passou a noite no estabelecimento prisional da Judiciária. O antigo magistrado é acusado de crimes de corrupção ativa e passiva, branqueamento e falsidade informática.

RTP /

Foto: Pedro A. Pina - RTP

A Procuradoria-Geral da República diz que estarão em causa processos dirigidos por Orlando Figueira em que os arguidos foram favorecidos.

O antigo procurador teve em mãos processos como o do BES Angola e o do Banif, quando trabalhava no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, entre 2008 e 2012.

No âmbito desta operação, foi também constituído arguido o advogado Paulo Amaral Blanco, que foi o representante do Procurador-Geral de Angola e do vice-presidente angolano em processos em Portugal. O advogado é suspeito de corrupção ativa. O próprio Paulo Blanco confirmou a situação.

Um dos processos em que defendeu o vice-presidente angolano, Manuel Vicente, em 2012, foi arquivado pelo então procurador Orlando Figueira, agora detido.

Em 2012, a Procuradora-Geral da República votou contra proposta de questionar Orlando Figueira. Um magistrado queria obter respostas sobre a entidade para a qual o procurador trabalhava. A Procuradora defendeu na altura que o Ministério Público não tinha legitimidade para tentar obter essa informação.
PUB