Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Paulo Dentinho é o novo diretor de informação da RTP

por LUSA
Nuno Patrício, RTP

O jornalista Paulo Dentinho é o novo diretor de informação da RTP, substituindo José Manuel Portugal no cargo, disse hoje à Lusa o presidente da empresa, Gonçalo Reis.

João Paulo Baltazar, antes na TSF, assume a direção de informação da rádio pública, substituindo Fausto Coutinho.

Os dois jornalistas são diretores de informação "transversais para todos os canais", um na televisão e o outro na rádio, explicou Gonçalo Reis.

A nova estrutura organizativa, que volta a dar autonomia às antenas internacionais, conta, para além de João Paulo Baltazar, com mais uma contratação externa, a de Daniel Deusdado, que será diretor de programas da RTP1, diretor da RTP Informação e diretor da RTP Internacional.

José Arantes fica a liderar a direção da RTP África e Teresa Paixão é a nova diretora de programas da RTP2.

Rui Pêgo fica na direção da Antena 1, Antena 2 e diretor da RDP Internacional, enquanto Nuno Reis é o diretor da Antena 3.

Os atuais diretores da RTP e RDP nos Açores e Madeira mantêm-se, tal como o atual diretor da RDP África, Rui Pego.

Gonçalo Madaíl assume a direção da RTP Memória.

Questionado sobre quem serão os adjuntos, Gonçalo Reis explicou que esta é uma "nomeação de primeira linha, depois as equipas serão constituídas" pelos nomeados.

Estas mudanças estão "integradas num processo", disse o gestor, recordando que a nova administração chegou à empresa há pouco mais de um mês.

"Fizemos o levantamento da realidade atual, fizemos o Projeto Estratégico, assinámos o contrato de concessão", agora é a vez de "colocar a equipa no terreno".

Para Gonçalo Reis fazer esta mudança geral acaba por ser um "fator de estabilização e de credibilização", já que é solução "integrada".

"Dá uma certa coerência da visão de conjunto", disse, acrescentando que a nova equipa está "muito alinhada com a visão da RTP de serviço público numa lógica diferenciadora e de qualidade no panorama audiovisual".

"Há uma combinação interessante entre profissionais muito experientes e gente nova em que apostamos", sublinhou Gonçalo Reis.

Os nomes dos novos diretores foram apresentados hoje ao Conselho Geral Independente (CGI), que aprovou as alterações propostas na estrutura orgânica que em breve serão aplicados na empresa.

Entretanto, o Conselho de Administração enviou hoje os nomes para a Entidade Reguladora para a Comunicação Social para submeter ao necessário parecer vinculativo prévio.
pub