Pessoas com mobilidade reduzida impedidas de votar

| País
Pessoas com mobilidade reduzida impedidas de votar

Foto: Hugo Correia/Reuters

Duas associações de apoio a pessoas com deficiência alertam que a legislação não está a ser cumprida.

A cerca de dois meses das legislativas, as associações de pessoas com deficiência ouvidas pela Antena 1 avisam que em Portugal o direito de votar não é para todos, visto que nem todas as mesas de voto estão em locais acessíveis.

Há uma extensa lista de serviços que continuam a funcionar sem qualquer adaptação para pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente escolas, centros de saúde e transportes públicos.

Estas críticas à falta de cumprimento da legislação surgem no dia em que arranca em Lisboa a 14ª Conferência Internacional de Mobilidade e Transportes para Pessoas Idosas e com Deficiência - TRANSED 2015. O tema é “Administrar, gerir e implementar uma acessibilidade inclusiva para todos”.

(com Sandra Henriques)

A informação mais vista

+ Em Foco

A Redação da RTP votou sobre as figuras e acontecimentos mais destacados, a nível nacional e internacional. Veja aqui as escolhas.

    O embaixador russo em Lisboa afirma, em entrevista à RTP, que as declarações e decisões de Donald Trump sobre Jerusalém podem incendiar todo o Médio Oriente.

    Rui Rosinha, bombeiro de Castanheira de Pêra, sofreu queimaduras de terceiro grau e esteve dez horas à espera de ser internado. Foi operado 14 vezes e regressou a casa ao fim de seis meses.

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.