Pessoas com mobilidade reduzida impedidas de votar

| País
Pessoas com mobilidade reduzida impedidas de votar

Foto: Hugo Correia/Reuters

Duas associações de apoio a pessoas com deficiência alertam que a legislação não está a ser cumprida.

A cerca de dois meses das legislativas, as associações de pessoas com deficiência ouvidas pela Antena 1 avisam que em Portugal o direito de votar não é para todos, visto que nem todas as mesas de voto estão em locais acessíveis.

Há uma extensa lista de serviços que continuam a funcionar sem qualquer adaptação para pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente escolas, centros de saúde e transportes públicos.

Estas críticas à falta de cumprimento da legislação surgem no dia em que arranca em Lisboa a 14ª Conferência Internacional de Mobilidade e Transportes para Pessoas Idosas e com Deficiência - TRANSED 2015. O tema é “Administrar, gerir e implementar uma acessibilidade inclusiva para todos”.

(com Sandra Henriques)

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

        Os novos desenvolvimentos no diferendo comercial entre os Estados Unidos e a China vieram lançar ainda mais dúvidas sobre os próximos passos que os dois lados poderão adotar.