Portugal teve um dos piores desempenhos económicos da UE

por Frederico Pinheiro

Foto: Rafael Marchante - Reuters

A conclusão é de um índice da Antena 1 criado para avaliar a evolução da economia nos últimos cinco anos. O cálculo do progresso recente em cada país é feito através da avaliação de dez diferentes indicadores em todos os Estados da União Europeia.

Desemprego, exportações, défice orçamental e rendimento das famílias são alguns dos indicadores presentes neste índice, que coloca Portugal na posição 22 num total de 28 países.

No fundo da tabela e com piores desempenhos económicos que Portugal só mesmo países com a Grécia, Chipre, Espanha e Itália. Globalmente, os países da moeda única registaram piores resultados que os restantes Estados-membros, revela o índice calculado pela Antena 1.

A queda registada nos indicadores portugueses fica a dever-se sobretudo ao corte no rendimento das famílias, que acabou por arrastar os restantes índices. Já as exportações mostraram um desempenho acima da média da União Europeia.

O índice mede o desempenho económico dos últimos cinco anos (entre o ínicio de 2011 e o final deste ano), através da AMECO, uma base de dados económicos e financeiros disponibilizados pela União Europeia.

pub