Português a trabalhar no Brasil recebe prémio internacional

por Agência LUSA

Um português a trabalhar no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Brasil, recebe quinta-feira, em Itália, um prémio internacional criado este ano, anunciou hoje a Sociedade Portuguesa de Matemática.

O Prémio Srinivasa Ramanujan é concedido pelo Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam e pela União Matemática Internacional (IMU) e visa distinguir matemáticos até 45 anos, que estejam a fazer investigação em países em desenvolvimento.

Marcelo Viana, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Brasil, receberá a distinção na cidade de Trieste, na Itália, assim como o prémio monetário de cerca de oito mil euros.

O trabalho do investigador já havia sido distinguido outras vezes, pela União Matemática da América Latina e Caribe (UMALCA) e pela Academia de Ciências do Terceiro Mundo.

Filho de portugueses, Marcelo Viana nasceu no Brasil e veio para Portugal com três meses.

Licenciou-se em matemática pela Universidade do Porto, onde foi também professor, e fez o doutoramento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, onde é investigador.

Em Portugal já orientou diversos alunos de doutoramento, participou no programa Novos Talentos em Matemática e participou em painéis de avaliação da ciência no país.

pub