PS à frente mas sem maioria absoluta, sondagem RR/Expresso

por Agência LUSA

O PS mantém a preferência dos eleitores, com 38 por cento, mas perde pela primeira vez a maioria absoluta, deixando o PSD a 8,5 pontos percentuais, segundo uma sondagem para a Rádio Renascença e Expresso, hoje divulgada.

Os resultados do estudo da Eurosondagem, referentes a Setembro, são de sinal contrário aos do Barómetro da Marktest para o DN e TSF, também hoje divulgado, que dá vitória ao PSD se as eleições legislativas fossem hoje, com os socialistas a cinco pontos percentuais de distância.

Na projecção dos resultados da Eurosondagem, em que se considera que quem não respondeu ou disse não saber serão abstencionistas, os socialistas passam para 42,5 por cento, aquém da maioria absoluta, com os sociais-democratas nove pontos percentuais (33 por cento).

O estudo dá 8 por cento à CDU, 7 por cento ao CDS-PP e 6 por cento ao Bloco de Esquerda.

A maioria dos inquiridos (56,2 por cento) concorda com a realização de um referendo ao aborto entre as eleições autárquicas, em Outubro, e as presidenciais, em Janeiro, tal como propõe o PS, enquanto 30,9 por cento discorda da data.

A candidatura dos líderes do PCP e do Bloco de Esquerda, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, respectivamente, deve ir a votos, de acordo com a maioria dos inquiridos, 51,3 por cento contra 32,3 por cento que são da opinião que os dois candidatos deviam desistir antes da primeira volta a favor de Mário Soares.

Em termos de figuras públicas, o Presidente da República, Jorge Sampaio, caiu 4 pontos percentuais nas opiniões positivas face a Julho, enquanto o governo, no seu todo, aumentou em igual proporção.

O primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates, mantém 48 por cento de opiniões positivas e o líder do PSD, Marques Mendes, regista um crescimento de oito pontos percentuais.

Igualmente em subida estão Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, com mais 5 pontos percentuais, e o novo líder do CDS-PP, Ribeiro e Castro (mais seis pontos, para 37 por cento), enquanto Francisco Louçã (Bloco de Esquerda) se mantém nos 39 por cento de opiniões positivas.

Nesta sondagem foi ainda perguntado à amostra se concordava com a decisão do tribunal de deixar Fátima Felgueiras, candidata à câmara de Felgueiras, em liberdade, e à pergunta, 43,5 por cento respondeu "sim" enquanto 41,2 por cento disse "não".

O estudo da Eurosondagem foi efectuado de 22 a 27 de Setembro através de 1.031 entrevistas telefónicas validadas, sendo o erro máximo de 3,05 por cento.

pub