PS ganharia com melhor resultado desde últimas eleições, sondagem

por Agência LUSA

Se as legislativas fossem hoje, o Partido Socia lista (PS) teria o seu melhor resultado desde as últimas eleições, revelou sexta -feira o um estudo da Eurosondagem que mostra ainda que aumentou a distância ent re os dois maiores partidos.

De acordo com o estudo, a tendência é de subida entre a Esquerda com o PS a subir quatro décimas para 44,6 por cento em relação à última sondagem, real izada a 08 de Setembro, e a CDU e o Bloco de Esquerda a crescerem seis décimas p ara 7,7 e 6,5 por cento respectivamente.

Nos partidos de direita, a tendência é de descida com o PSD a perder oi to décimas para 33,5 por cento e o CDS/PP a cair um ponto percentual para 4,0 po r cento, mantendo-se no último lugar das intenções de voto dos portugueses.

Em relação à actuação das principais figuras do Estado e dos líderes do s principais partidos, o Presidente da República ocupa o primeiro lugar com 67,8 por cento dos inquiridos a darem nota positiva ao seu trabalho.

Logo a seguir aparece o primeiro-ministro José Sócrates a quem 57 por c ento dos portugueses dão nota positiva.

A Assembleia da República é a instituição que tem a pior avaliação, 33 por cento de opiniões positivas, seguida pelo líder do CDS/PP, Ribeiro e Castro com 34,2 por cento.

Inquiridos sobre a possibilidade de a Segurança Social vir a ser privat izada, 49,2 por cento dos portugueses ouvidos neste estudo opinião defende a per manência sob a alçada do Estado, contra 38,3 por cento que entende que apenas um a parte deveria ser da responsabilidade do Estado e 5,7 por cento que defende a passagem integral para fundos privados.

A passagem do actual modelo da Segurança Social de repartição para a ca pitalização como forma de contribuir para uma profunda mudança no modelo económi co-social foi proposta em Setembro pelo movimento Compromisso Portugal, na sua 2 ª Convenção.

A sondagem foi realizada pela Eurosondagem para o Expresso, SIC e Rádi o Renascença, entre os dias 27 de Setembro e 03 de Outubro, através de 1.017 ent revistas telefónicas feitas a uma população com mais de 18 anos e residente em P ortugal Continental.

pub