PSD recupera nas intenções de voto, mas PS mantém liderança

por Agência LUSA

O PSD recuperou em Agosto três pontos nas intenções de voto dos portugueses, ficando agora com 28,1 por cento, mas o PS mantêm-se na liderança, com 37,9 por cento.

O estudo da Eurosondagem para o Expresso/Sic/Renascença indica que a terceira força política nas intenções de voto continua a ser a CDU, que manteve os 6,9 por cento, seguida pelo Bloco de Esquerda (seis por cento) e pelo CDS-PP (5,5 por cento).

No mês de Agosto, um dos mais complicados em termos de incêndios florestais, o primeiro-ministro, José Sócrates, continuou a beneficiar de um saldo de popularidade positivo, já que mais de metade (54 por cento) do eleitorado elogia a sua actuação, refere a sondagem.

Entre os líderes partidários, Marques Mendes deixou de ter um índice de popularidade negativo, subindo sete pontos percentuais (tem agora 34 por cento do eleitorado a elogiar a sua actuação, contra 32 por cento que a considera negativa).

Contudo, o líder do PSD continua na cauda do ranking, já que é o que tem menor percentagem de opiniões favoráveis.

No segundo posto desta lista, a seguir a José Sócrates, aparece Francisco Louça, que consegue 44 por cento do eleitorado com uma opinião positiva face à sua actuação, na terceira posição o líder do CDS-PP, Ribeiro e Castro (39 por cento positivo) e na quarta o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa (37 por cento positivo).

Quanto à actuação do Governo, 36 por cento considerou-a positiva e 29 por cento negativa.

A sondagem foi efectuada de 01 a 06 de Setembro e teve por objecto a intenção de voto e 30 perguntas de carácter geral.

O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone.

Foram efectuadas 1.226 entrevistas telefónicas, sendo que em 16 por cento (196) houve recusa de resposta.

Foram validadas 1.030 entrevistas e a margem de erro é de 3,05 por cento, para um grau de probabilidade de 95 por cento.

pub