Região de Coimbra investe 14 milhões de euros em plano inovador de combate ao insucesso escolar

por Lusa

Coimbra, 27 jan (Lusa) -- A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai investir cerca de 14 milhões de euros num "plano inovador de combate ao insucesso escolar" e à "promoção da qualidade do sucesso educativo" no seu território.

O plano, que se integra num programa de capacitação e desenvolvimento das pessoas, financiado, em 85%, pelo Fundo Social Europeu, visa "diminuir significativamente" a taxa de insucesso escolar na área da CIM da Região de Coimbra, que abrange 19 concelhos.

Na região, à semelhança da generalidade do país, "ainda se regista uma considerável taxa de insucesso escolar", mas, "como têm demonstrado outros países", é possível baixá-la para índices bem menos preocupantes, sustenta o presidente da CIM da Região de Coimbra, João Ataíde.

O autarca, que também é presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, falava hoje, em Coimbra, na sessão de formalização de protocolos entre a CIM e os seis centros de formação de associações de escolas da região, que serão os principais responsáveis pelo plano.

"Estas políticas têm contribuído para um forte crescimento de alguns países europeus", sustentou João Ataíde, sublinhando que o objetivo da CIM da Região de Coimbra é "atingir um patamar de excelência ao nível da educação".

Esse "é o desígnio", frisou João Ataíde, adiantando que este "plano inovador de prevenção e de combate ao insucesso escolar" e, também, para "a promoção da qualidade do sucesso educativo", não abrangerá apenas alunos, professores e funcionários não docentes, mas também famílias, designadamente no sentido de as sensibilizar para a importância que pode ter o ambiente em que vivem os alunos para a aprendizagem.

"Este é, provavelmente, o programa mais arrojado, do ponto de vista financeiro", da região, disse Jorge Brito, secretário executivo intermunicipal, destacando que o projeto foi "muito discutido", designadamente com os centros de formação de associações de escolas, que serão dos seus principais responsáveis e executores.

Entre as iniciativas preconizadas no plano, que faz "uma aposta deliberada nas tecnologias de informação", contam-se ações no sentido da promoção da educação parental, de apoio a crianças institucionalizadas/carenciadas, de capacitação dos funcionários não docentes nas escolas e criação de ambientes de educação inovadores (salas do futuro), exemplificou Jorge Brito.

O plano, a desenvolver até 2021, prevê também que os projetos entretanto concretizados com êxito venham a ser "replicados por outros municípios da CIM.

A CIM da Região de Coimbra integra os 17 municípios do distrito de Coimbra (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares) e os concelhos da Mealhada (Aveiro) e de Mortágua (Viseu).

Tópicos
pub