Sócrates espera cooperação institucional leal com Cavaco

por Agência LUSA

O secretário-geral do PS, José Sócrates, afirmou que, enquanto primeiro-ministro, espera manter com o novo Presidente da República uma cooperação institucional "leal" e concentrada nas tarefas para o desenvolvimento do país.

Na conferência de imprensa, depois de saudar Cavaco Silva pelo seu triunfo nas eleições, o líder socialista e primeiro-ministro referiu-se ao quadro de relações institucionais que deseja manter com o novo chefe de Estado.

"Espero uma relação institucional marcada pela concentração nas tarefas para o desenvolvimento do país. A minha vontade é ter uma relação marcada pela inteira lealdade, como sempre tem acontecido nos últimos tempos", declarou José Sócrates, numa referência à sua relação com Jorge Sampaio.

Na sua declaração inicial, secretário-geral do PS frisou que hoje, com a realização de eleições presidenciais, se concluiu "um ciclo eleitoral em que todos os órgãos de representativos viram renovados os seus mandatos e a sua legitimidade democrática".

"De forma livre, democrática e soberana, o povo decidiu quem deve estar na Presidência da República, na Assembleia da República, no Governo e nos órgãos de poder regional e local", acrescentou.

De acordo com o chefe do Governo, "no respeito pela Constituição, quero reiterar a minha disponibilidade e empenhamento para contribuir, com inteira lealdade, para um bom relacionamento institucional com a Presidência da República".

"Entendo fazê-lo por ser esse o meu dever democrático e constitucional, mas também em nome da estabilidade política", disse, vincando que Portugal "tem agora à sua frente um ciclo de três anos e meio em que não haverá eleições".

"Agora que surgem os primeiros sinais de recuperação económica, estou absolutamente convencido de que a preservação da estabilidade política é uma condição essencial para que todos possamos concentrar em vencer os desafios que temos pela frente em nome de um futuro melhor", apontou Sócrates.

Depois de assistir à declaração final do candidato presidencial do PS, Mário Soares, José Sócrates regressou à sede nacional do partido por volta das 21:40, para retomar a reunião da sua direcção, a qual se iniciara às 17:30.

Do hotel em que está instalado o quartel-general de Mário Soares, a poucas centenas de metros da sede do PS, Sócrates deslocou- se de automóvel.

Na conferência de imprensa de Sócrates, estiveram presentes o presidente do partido, Almeida Santos, e todos os membros do Secretariado Nacional do PS.

pub