Sócrates reeleito líder do PS

por Agência LUSA

José Sócrates foi reeleito secretário-geral do PS com cerca de 97,2 por cento dos votos e elegerá 99 por cento dos delegados para o próximo congresso, disse à agência Lusa fonte oficial do partido.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS, Capoulas Santos, até ao início da madrugada de hoje foram apurados dos votos de 649 das 718 secções do partido, correspondentes a 90 por cento do total.

"Na eleição de delegados, as listas afectas à moção de José Sócrates elegeram já 1.384 delegados, cerca de 99 por cento, contra nove da moção encabeçada por Helena Roseta (0,6 por cento) e seis de Fonseca Ferreira (0,4 por cento", disse o eurodeputado socialista.

Capoulas dos Santos adiantou que, nas restantes 170 secções que faltam apurar, as listas afectas ao actual secretário-geral do PS concorrem sem oposição.

Na eleição para o cargo de secretário-geral do PS, José Sócrates (que é o único candidato) obteve até agora 24713 votos, correspondentes a 97,2 por cento dos votos.

O presidente da Comissão Organizadora do Congresso do PS adiantou que se registaram 714 votos brancos e nulos (2,7 por cento).

Em 2004, quando disputou a corrida à liderança com Manuel Alegre e João Soares, o actual secretário-geral obteve mais de 28 mil votos, sendo eleito com uma percentagem de 81 por cento.

O próximo congresso do PS realiza-se entre 10 e 12 de Novembro em Santarém.

Além dos 1.570 delegados que serão eleitos directamente pelos militantes do partido, o congresso do PS contará ainda com a presença de 300 delegados inerentes (por fazerem parte dos órgãos nacionais do partido) com direito a voto.
pub